Pianista brasileiro chega à semifinal de reality britânico e viraliza ao tocar composição de Alexandre Levy: ‘Brasil não é só carnaval e futebol’


Pianista de Rio Preto chega à semifinal de reality ‘The Piano’, em Londres
Um brasileiro nascido em São José do Rio Preto (SP) ganhou destaque no Reino Unido ao colocar a música clássica nacional em evidência. Atualmente morando em Londresíndia, o pianista Edison Carolino, de 57 anos, participou do reality show “The Piano”, exibido na televisão britânica.
Ele chegou à semifinal da competição após tocar a música Allegro Appassionato, do compositor brasileiro Alexandre Levy, obra que viralizou nas redes sociais e já ultrapassou 40 mil visualizações no YouTube (assista acima).
O programa foi gravado há cerca de um ano, mas exibido em junho de 2025. Edison contou ao g1 que foi incentivado por uma amiga a se inscrever e passou por várias fases até ser selecionado, incluindo entrevistas, testes práticos e até uma conversa com um psicólogo.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
“Eles queriam entender quem eu era, o que me motivava. E eu disse: quero mostrar que o Brasil é música clássica”, afirma o pianista.
Edison Roberto Carolino, de 57 anos, no reality “The Piano”, em Londres.
Arquivo pessoal
Para participar do reality, ele precisou conciliar a rotina intensa de trabalho com o piano, um desafio ainda maior, considerando que havia passado cerca de 20 anos sem praticar a música clássica. Edison acordava todos os dias às 4h30 para estudar por duas horas antes de ir para as escolas em que leciona. No fim do dia, ainda encontrava tempo para mais um ensaio.
“Foram sacrifícios, mas, quando voltei a tocar, parecia que estava redescobrindo o piano. As memórias vieram todas de volta”, diz.
Edison durante as gravações do reality.
Arquivo pessoal
À reportagem, Edison ainda revelou que sonha em realizar um recital no Brasil em 2026.
“O prêmio que eu ganhei foi mostrar que o Brasil não é só carnaval e futebol. Temos grandes compositores na música clássica também, como o Alexandre Levy”, conta.
🎹 Raízes musicais
A história com o piano começou na infância. Aos seis anos, Edison teve suas primeiras aulas com a tia, e, depois, se aprofundou no instrumento com Munira Baob Nechar, professora reconhecida em São Paulo (SP). “Com 14, 15 anos, comecei a participar de concursos. Eu ia para São Paulo uma ou duas vezes por ano. Sempre ganhava alguma colocação”, relembra.
Aos 16 anos, apresentou seu primeiro concerto no Teatro Municipal de São José do Rio Preto, o que despertou ainda mais a vontade de seguir carreira.
“Foi ali que percebi: é isso que eu amo fazer. Conversar com as pessoas através da música”, diz.
Em 1992, ganhou uma bolsa para estudar durante um mês na Inglaterra e não voltou ao Brasil. “Londres me deu um banho de cultura. Me apaixonei”, conta. Depois da mudança definitiva, estudou na conceituada Guildhall School of Music, onde se formou em musicoterapia, área que une música e psicologia.
Desde 1997, Edison trabalha com crianças que têm necessidades especiais em escolas londrinas. Ele é diretor do departamento de música em três instituições e criou o método IRP (Improvisação, Ritmo e Performance), voltado para o ensino musical inclusivo. “Esse método foi uma necessidade. Comecei com a musicoterapia e depois vi que algumas crianças estavam prontas para aprender música de verdade”, afirma.
Além do trabalho nas escolas, Edison dá palestras nas quais demonstra suas técnicas. Já apresentou o método em países como Índia e Brasil, e continua com uma rotina cheia. “Às vezes trabalho seis dias por semana e, mesmo assim, arranjo tempo para estudar piano. Porque é isso que eu amo”, compartilha.
Agora, o pianista se prepara para novos recitais no Reino Unido e sonha em se apresentar no Brasil no próximo ano.
“Ainda não tenho data, vai depender do meu trabalho aqui [na Inglaterra]. Mas quero muito mostrar o que temos de mais belo na música clássica brasileira”, finaliza.
* Sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.