Operação Rota Clandestina bloqueia R$ 60 milhões de facção envolvida com tráfico de drogas em Uberaba


Forta-tarefa federal é desdobramento da Operação Rota de Ferro e cumpriu mandados nos estados do Maranhão e Pará. Foco das investigações é combater lavagem de dinheiro oriunda do comércio de drogas. Relógios foram apreendidos durante a ação da Ficco de Uberaba
PF/Divulgação
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (Ficco) realizou nesta quarta-feira (2) a Operação Rota Clandestina, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro para ocultar os valores adquiridos do comércio de drogas em Uberaba.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
Segundo a Polícia Federal (PF), a nova fase da investigação cumpre um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores que somam até R$ 60 milhões.
A operação foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal de Uberaba e é organizada pela Ficco de Uberaba com cumprimento de mandados nas cidades de Imperatriz (MA) e Abel Figueiredo (PA).
As investigações apontam que um dos principais alvos da operação é o operador financeiro da organização criminosa, que utilizava familiares e pessoas próximas como laranjas para movimentar recursos ilícitos, com o objetivo de ocultar e dissimular a origem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
LEIA TAMBÉM:
Operação Escobar: Gaeco cumpre mais de 20 mandados judiciais contra o tráfico de drogas
Operação Ressaca em Uberaba fiscaliza distribuidoras de bebidas e apreende caminhões
Operação Rota Clandestina
O nome “Rota Clandestina” faz referência ao fluxo financeiro oculto utilizado pelos investigados para mascarar a origem criminosa dos valores movimentados.
A Operação Rota Clandestina é um desdobramento da Operação Rota do Ferro, realizada em dezembro de 2022. Na época, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul.
Polícia Federal apreende materiais na Operação ‘Rota do Ferro’
Armas e produtos impostados foram apreendidos na Operação Rota Clandestina
PF/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.