Trajeto de 4 mil km e alta periculosidade: como operação escoltou 24 presos de SC para MS; VÍDEO


Polícia transfere 24 presos de unidades prisionais de SC para o MS
Uma operação que durou três dias transferiu 24 presos de unidades prisionais catarinenses, incluindo detentos de alta periculosidade, para Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (Sejuri), a mobilização terminou na noite dessa quarta-feira (27), após um planejamento minucioso e execução especializada.
Para a ação, foi necessário mobilizar uma escolta de alta complexidade, coordenada pelo Serviço de Operações e Escoltas (SOE), que saiu de Florianópolis e percorreu cerca de 4 mil quilômetros por via terrestre.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A transferência integra a rotina de cooperação entre estados e segue as determinações da Lei de Execução Penal. Segundo a Sejuri, os detentos foram presos em Santa Catarina por crimes cometidos em Mato Grosso do Sul. O transporte ocorreu após pedido judicial.
Segundo a secretaria, os detentos integravam diferentes unidades de Santa Catarina. Para facilitar o deslocamento, todos foram reunidos na Penitenciária de Florianópolis, de onde saíram na madrugada de segunda-feira (25).
Ao todo, oito viaturas e 32 policiais penais participaram da operação. A ação foi conduzida por policiais penais do Serviço de Operações e Escoltas (SOE) e do Núcleo de Operações Táticas (NOT). As equipes retornaram na noite de quarta.
Mobilização para transferência começou em Florianópolis
Sejuri/ Divulgação
Para a secretária de Justiça e Reintegração Social, Daniele Amorim, “ações como esta fortalecem a integração entre os órgãos de segurança pública e garantem a gestão adequada do sistema prisional, assegurando o cumprimento da lei com planejamento e eficiência”.
“A prioridade máxima é a segurança dos custodiados e das equipes envolvidas, assegurando que todo o procedimento seja realizado com eficiência e controle rigoroso”, destacou o diretor de Segurança e Operações, Tiago Aislan Cavalheiro.
Com a saída dos custodiados, 24 vagas foram liberadas no sistema prisional catarinense. Os presos estavam distribuídos em diferentes estabelecimentos prisionais, que não foram divulgados.
LEIA TAMBÉM:
Operação Mensageiro: 6ª fase faz 3 prisões e cumpre 36 mandados de busca em SC
Médico é condenado a 30 anos após paciente morrer por infecção em SC
Trabalhador que ficou paraplégico após cair de pedreira receberá indenização milionária
Presos em unidades de SC foram transferidos para o MS
Sejuri/ Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.