Obidense Manuel Ayres, um dos maiores cientistas do Pará, morre aos 100 anos em Belém


Manuel Ayres morreu na madrugada deste domingo (24) em Belém
Redes Sociais
O Pará perdeu neste domingo (24) uma das maiores referências da ciência do estado. Morreu em Belém aos 100 anos o professor emérito da Universidade Federal do Pará (Ufpa), médico e pesquisar Manuel Ayres.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A morte de Manuel Ayres foi confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) por meio de uma nota divulgada nas redes sociais. De acordo com a nota, Ayres morreu na madrugada deste domingo (24). A causa da morte não foi informada.
Manuel Ayres é natural de Óbidos, no oeste do Pará e nasceu em 9 de janeiro de 1925. A trajetória vitoriosa na ciência e na educação iniciou em 1948 quando se formou pela então Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, especializando-se em Pediatria e obtendo a livre-docência em Pediatria e Puericultura.
Manuel Ayres também marcou seu nome na ciência quando aprofundou as pesquisas no campo da genética no Rio Grande do Sul e publicou mais de 50 artigos em toda sua trajtória. Ele também foi um dos fundadores de um dos pólos mais relevantes de pesquisa da Ufpa, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Além das contribuições no campo das pesquisas, Ayres também ocupou cargos relevantes, incluindo o de Secretário de Saúde do Estado de 1975 a 1979 e aposentou-se como conselheiro do TCE-PA.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.