Xuxa, Batoré e Carioca: conheça vereadores que têm apelidos de famosos em SP


Xuxa, Batoré e Carioca (na ordem das fotos): conheça os vereadores que tem apelidos de ‘famosos’ em SP
Reprodução/Redes Sociais
Eles não estão em uma calçada da fama, mas ocupam cadeiras na Câmara Municipal de Cubatão (SP). Daniel Silva (PSDB), José Elan Gomes (AGIR) e Washington Luiz de Sousa (PSDB) são conhecidos, respectivamente, como Xuxa, Batoré e Carioca, apelidos que remetem a figuras populares da televisão brasileira.
Apesar da associação imediata com a apresentadora e os humoristas, os três vereadores têm histórias próprias por trás dos nomes. Ao g1, eles explicaram como surgiram as alcunhas que hoje fazem parte da identidade política de cada um.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Xuxa
Daniel Silva carrega o apelido de Xuxa desde os 9 anos de idade
Reprodução/Instagram
O apelido de Daniel Silva surgiu quando ele tinha apenas 9 anos, pouco depois de se mudar do Nordeste para Cubatão. Com cabelos longos e olhos claros, ele logo passou a ser chamado de Xuxa, em referência à apresentadora que estava no auge da carreira.
“Eu tinha o cabelo grandão, olhos verdes, e aí pronto”, contou ele sobre a origem da alcunha.
No começo ele não gostou da brincadeira. “A gente pega um pouco de ar, fica um pouco bravo, mas hoje é tranquilo”. Atualmente, o apelido faz parte da identidade dele.
“Se a pessoa me chamar de Daniel, eu acho estranho […]. O apelido ficou até hoje e vai ficar até pelo resto da minha vida”, comentou.
Batoré
Batoré
Reprodução/Instagram
O que começou como uma piada entre amigos acabou se tornando marca registrada. José Elan Gomes ganhou o apelido após ser comparado ao ator e humorista pernambucano Ivanildo Gomes, famoso pelo personagem Batoré.
“A coincidência não era pouca: traços físicos semelhantes, mesma região de origem e, claro, a paixão pelo futebol”, disse o parlamentar.
Com o tempo, o apelido ganhou força e hoje quase ninguém o chama pelo nome verdadeiro. Embora oficialmente seja “vereador José Elan”, no dia a dia ele continua sendo apenas Batoré.
Carioca
Washington Luiz Lessa de Souza carrega o mesmo apelido do humorista Márvio Lúcio
Reprodução/Instagram
Washington Luiz Lessa de Souza carrega o mesmo apelido do humorista Márvio Lúcio: Carioca. A alcunha surgiu quando ele tinha apenas 12 anos, ao chegar em Cubatão vindo do Rio de Janeiro.
“Cheguei aqui naquela época com o sotaque puxado pro carioquês e me matriculei na escola. Os amigos, vendo aquele sotaque: ‘É o Carioca, é o Carioca’. O apelido pegou e nunca mais se afastou de mim”, contou.
Hoje, já sem o sotaque e se considerando “cubatense nato”, ele mantém o apelido como uma espécie de marca pessoal. “Achei que era um apelido carinhoso, ligado à minha origem. Fixou e ficou comigo. Já pensei até em colocar no nome, mas preciso convencer a esposa e a filha”, comentou.
O apelido é tão presente que até dentro de casa ele é chamado assim. “Minha esposa me chama de Carioca. Acho que a única que me chama de Washington é a minha mãe. É Carioca a vida toda, pra sempre”, concluiu.
Topete
Embora não tenha um apelido relacionado a uma personalidade famosa, o vereador Alexandre Mendes da Silva (PSD) é conhecido por um nome, no mínimo, curioso: Topete. O apelido surgiu há quase 40 anos, quando ele ingressou no curso de patrulheiro.
“Quando você ia para o campo, tinha que cortar o cabelo bem curto, igual militar. Mas eu cheguei com um topete. Aí um colega olhou e disse: ‘Ixe, isso aí é o Topete’. E pegou”, relembrou.
Desde então, o apelido pegou e quase todo mundo o conhece assim, com da mãe. “Se alguém chegar na porta da casa dela e perguntar: ‘O Topete está aí?’, ela responde: ‘Não, aqui tem Alexandre, não tem Topete’. Até hoje ela não gosta”, brincou o parlamentar.
Conheça as versões famosas
Xuxa
Maria da Graça Xuxa Meneghel. Modelo, atriz, empresária, cantora e uma das maiores apresentadoras da história da televisão brasileira.
Xuxa Meneghel com balões decorativos da equipe de Danilo Monteiro
Blad Meneghel
Batoré
O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido como Batoré, morreu aos de 61 anos. Ele nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Também foi vereador por dois mandatos em Mauá, na Grande São Paulo, pelo PP.
Humorista Batoré em entrevista ao Programa do Jô, em 2016.
Reprodução/TV Globo
Carioca
Márvio Lúcio dos Santos Lourenço, mais conhecido como Carioca, é um humorista, radialista e repórter brasileiro. É formado em Jornalismo, Robótica e Publicidade.
Humorista Carioca
Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.