Relembre a estreia do programa da TVCA que valoriza a cultura e o povo mato-grossense há 13 anos


No dia 5 de maio de 2012, foi ao ar o primeiro programa “É Bem Mato Grosso”
“Boa tarde, Mato Grosso!”, é assim que o músico e apresentador Pescuma chega nas casas de milhões de mato-grossenses, nas tardes de sábado, há 13 anos. No dia 5 de maio de 2012, foi ao ar o primeiro “É Bem Mato Grosso”, programa exibido até os dias atuais pela TV Centro América.
Esta matéria faz parte da série de reportagens do g1 em comemoração aos 60 anos da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), que relembra grandes coberturas realizadas pela TV Centro América.
A ideia do programa surgiu da música de mesmo nome composta por Pescuma e Ulisses Serotini, diretor de programação, entretenimento e comunicação da RMC, para uma campanha da TV Centro América. A música tocava durante a programação e virou sucesso no estado todo, na voz de Pescuma, Henrique e Claudinho.
A letra exalta elementos que fazem parte da cultura e da história de Mato Grosso, como guaraná ralado, pacú assado, manga no quintal, pescaria, festas de santo, viola de cocho e rasqueado.
O programa tinha como objetivo levar a essência da canção para dentro da casa dos telespectadores. Pescuma também participou da criação do programa.
“A concepção e idealização do programa foi minha e do Ulisses Serotini. O convite partiu do meu amigo Zilmar Melatte [na época, diretor-geral da RMC]”, relembrou.
E deu certo! Desde então, foram mais de 650 programas exibidos em 13 anos ininterruptos.
Muitas histórias foram contadas, artistas expuseram suas artes e o cenário foi palco para inúmeros músicos regionais e nacionais, tento a presença de plateia em muitas apresentações.
“Pra mim, é uma grande honra ter a companhia dos mato-grossenses nas tarde de sábado, levando cultura, entretenimento e alegria aos lares da nossa terra. E minha felicidade se completa quando ando pelas ruas e as pessoas querem falar comigo, me abraçar e agradecer pelo programa. Isso mostra que ao longo dos quase 13 anos e meio, o “É Bem Mato Grosso” se tornou o programa da família mato-grossense”, declarou.
Primeiro programa
O programa de estreia começou com um VT que exaltou o estado, mostrando poetas, músicos e artesãos mato-grossenses. O material apresentou a fé, tradição e cultura da terra de todos os povos, como o estado foi chamado.
Ainda teve um passeio pela casa do artesão, espaço tradicional dedicado à exposição e venda de artesanato local, um material contando a história de um dos pratos típicos da região, Maria Izabel com farofa de banana, e um quadro de humor com a dupla Nico e Lau.
No palco, Pescuma recebeu a dupla de irmãos Ricco e Léo e o artista plástico Vitor Hugo, famoso por representar as belezas naturais nas pinturas.
Quem marcou presença também, foram os amigos e companheiros de Pescuma, o Henrique e o Claudinho. O trio encerrou a estreia tocando a música tema do programa.
Para quem quiser rever a estreia e os outros programas, o “É Bem Mato Grosso” está disponível no Globoplay.
É Bem Mato Grosso
Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.