Conecta Atibaia fortalece cadeias produtivas de Atibaia


Atibaia avança no desenvolvimento econômico e social com o fortalecimento das cadeias produtivas e o projeto de implantação do Centro de Inovação Tecnológica. Passo importante para a consolidação do trabalho foi dado na terça-feira, dia 5 de agosto, com a Rodada de Negócios das Cadeias Produtivas de Autopeças e TIC (Tecnologia da Inovação e Comunicação).
O evento foi realizado no SEST/SENAT, com forte adesão de grandes, médios e pequenos empresários. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia, Instituto Constanta de Inovação e o Sebrae para fortalecer os negócios da região e os elos de toda Cadeia Produtiva de Autopeças e TIC.
Mas o Conecta Atibaia vai muito além da rodada de negócios. Durante o evento de terça-feira (5), aconteceram as assembleias para a instituição formalizada das Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Autopeças e Tecnologia da Informação e Comunicação. A CPL do Agro teve o mapeamento e a coleta das assinaturas dos produtores participantes realizada no dia 2 de agosto. Foi aprovado o órgão colegiado de cada uma das três cadeias produtivas de Atibaia, com representantes das empresas, do setor público e das instituições de ensino e pesquisa.
“Este é um passo fundamental para o reconhecimento dessas cadeias produtivas junto ao Governo do Estado de São Paulo. Atibaia já passou pela primeira etapa de reconhecimento graças às ações conjuntas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Instituto Constanta de Inovação e Sebrae. Agora, há uma segunda etapa que estamos nos preparando”, destaca o Presidente do Instituto Constanta, André Araújo.
Cadeias Produtivas Locais (CPLs)
As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) são concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas para fortalecer o desenvolvimento econômico regional. O Governo do Estado de São Paulo, através do programa SP Produz, busca impulsionar essas cadeias, promovendo a cooperação entre os setores e segmentos para gerar mais eficiência produtiva, renda e desenvolvimento.
O governo estadual atua no reconhecimento oficial das CPLs, oferece suporte técnico e institucional, promove a articulação entre os atores envolvidos e busca recursos para o desenvolvimento das cadeias. Atibaia formalizou o pedido de reconhecimento junto ao Estado de três cadeias (Autopeças, Tecnologia da Informação e Comunicação e Agronegócios).
A gestão das cadeias produtivas é feita pelo Instituto Constanta de Inovação. Além da rodada de negócios, que conecta grandes empresas com os pequenos e médios empresários da cidade para que possam fazer negócios, o Conecta Atibaia tem cinco elos de atuação. As empresas da CPL estão integradas em um desses elos e são desenvolvidas ações dentro de cada um deles. Há, por exemplo, um elo de empresas que fornecem insumos, outro de quem produz os componentes. Quem fornece insumo tem que estar conectado com quem produz componentes. Tem outro elo que é da transformação industrial e será cliente dos outros dois elos. Há um quarto elo, que é da comercialização. E tem o elo de distribuição, que envolve a logística para escoar a produção do município.
Também existe um trabalho para que seja possível levar os produtos da cidade para o mercado externo e, perpassando esses elos, existe a pesquisa, desenvolvimento e inovação, com participação também das universidades.
Um trabalho a ser iniciado é a capacitação para as indústrias e comércios de Atibaia e parcerias para exportações. O planejamento estratégico do projeto é para sete anos, com ações a curto prazo, para os próximos 2 anos; a médio prazo, que são 5 anos e longo prazo, que são 7 anos.
Centro de Inovação Tecnológica
A implantação do Centro de Inovação Tecnológica de Atibaia também está sob gestão do Instituto, que já atende aos requisitos para ser reconhecido. “Estamos buscando o reconhecimento para sermos o Centro de Inovação do município. Inicialmente, o Instituto Constanta seria esse Centro, mas com o tempo, já com o reconhecimento, poderemos captar recursos junto ao Governo do Estado para criarmos um ambiente com a Prefeitura de Atibaia”, complementa a Diretora Administrativa Financeira do Instituto, Camila Tavares.
O Centro de Inovação Tecnológica poderá atender não apenas as CPLs, mas também toda a população, trabalhando o empreendedorismo de base tecnológica, coworking para alunos do ensino médio, escolas técnicas e faculdades, para que tenham um espaço para alavancar seus negócios e ser um polo regional para o desenvolvimento de projetos, da iniciativa privada e do poder público, ligados a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Todas essas ações buscam fomentar o desenvolvimento econômico e social do município.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.