
Crédito: Divulgação
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância vital da amamentação para a saúde infantil e materna. O tema de 2025 é “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, uma mensagem que convida todos a fortalecer as redes que tornam possível o início saudável da vida.
Ao longo do mês, ações educativas serão realizadas para reforçar a importância da amamentação e promover uma cultura de conscientização sobre seus benefícios para a saúde e o bem-estar de mães e bebês.
A amamentação é essencial devido aos seus inúmeros benefícios. Para o bebê, o leite materno é o alimento ideal, pois fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger contra doenças. Para a mãe, a amamentação auxilia na recuperação pós-parto, reduz o risco de certas doenças e fortalece o vínculo com o bebê.
A mamãe Fernanda Soares Silveira está vivendo pela terceira vez a experiência da amamentação. O pequeno João Vicente, de 4 meses, nasceu prematuro, assim como os outros dois filhos mais velhos. Ela considera o leite materno essencial para o bom desenvolvimento da criança:
“O leite materno tem feito toda a diferença na vida do meu filho, que além da prematuridade já teve quadro de H1N1 e bronquiolite aguda. Se não fosse a amamentação, talvez o quadro dele diante desses laudos teria sido muito pior.”, ressaltou.
Natyara Novaes também é uma apoiadora da campanha. Ela amamentou sua filha Manuela até os quatro anos e meio:
“Foi muito bom, porque nós estabelecemos um vínculo muito forte, uma cumplicidade enorme. A Manu tem uma saúde muito boa, além do desenvolvimento cognitivo, que é excelente também.”
O secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, se sensibiliza com o tema:
“A amamentação é um ato de amor, um momento de conexão profunda entre mãe e filho. É um presente precioso que oferece ao bebê todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver de forma saudável. Por isso, valorize e incentive este ato.”