
Itaú lança banco digital desenvolvido especificamente para empreendedores
Rafaela Zem/ g1
O Itaú apresentou nesta segunda-feira (21) o Itaú Emps, um banco digital desenvolvido especificamente para empreendedores. O novo serviço, que estava em desenvolvimento há dois anos, é voltado para pequenos negócios e profissionais autônomos com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.
O objetivo desse novo segmento é atender um público que ainda carece de soluções financeiras específicas e integradas no mercado, explicou o diretor do Itaú Emps, Pedro Prates.
Entre os primeiros perfis contemplados estão restaurantes, oficinas mecânicas, mercearias, lojas de material de construção, médicos, advogados e freelancers. Em uma segunda etapa, o serviço será ampliado para MEIs e empresas com múltiplos sócios.
O Itaú Emps foi desenvolvido em parceria com empreendedores e usa inteligência artificial generativa para apoiar na gestão financeira.
A ferramenta oferece relatórios, tendências de mercado e recomendações de acordo com o perfil do cliente, além de atendimento 24h por meio de inteligência artificial generativa, funcionando como um “consultor virtual” para apoiar a gestão financeira.
O serviço, sem cobrança de mensalidade, terá uma prateleira de produtos customizados e deve, em breve, ser ampliado para MEIs e empresas com múltiplos sócios.
Outros serviços anunciados, são:
Conta sem mensalidade e Pix ilimitado gratuito;
Pagamento de tributos, boletos e concessionárias pelo aplicativo;
Adquirência integrada por meio da Laranjinha (máquina de pagamento do Itaú);
Linhas de crédito específicas, como limite de conta, cartão de crédito e Pronampe;
Atendimento especializado com tempo de espera médio de 30 segundos.
A abertura da conta é feita exclusivamente pelo aplicativo e leva cerca de três minutos, segundo o banco.
O Itaú Empresas, braço do banco voltado para pessoas jurídicas, passou por mudanças a partir de 2019, quando reformulou o modelo de negócios e aproximou funcionários da rotina de seus clientes.
De acordo com Pedro Prates, o novo produto surge a partir de uma lacuna identificada no mercado.
“Há um número expressivo de empreendedores que ainda não contam com uma proposta de serviços financeiros completa”, disse.
O lançamento amplia o chamado mercado endereçável do Itaú no segmento PJ. A expectativa do banco é consolidar um ecossistema de serviços para empresas, unindo produtos tradicionais, linhas de crédito e ferramentas digitais em um único ambiente.
Emprego em tecnologia: IA ganha espaço, mas segurança da informação domina contratações