Produtores do Sul de MG têm até sexta-feira para se inscreverem em concurso estadual de qualidade de cafés; veja como fazer


Os cafeicultores do Sul de Minas têm até a próxima sexta-feira (5) para se inscreverem no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, considerado o maior e mais tradicional do estado voltado exclusivamente para cafés especiais.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Realizado pela Emater-MG, o concurso é uma vitrine importante para a produção da região, que é responsável por alguns dos grãos mais reconhecidos do Brasil.
Como participar
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do preenchimento da ficha disponível no site da Emater-MG. O formulário precisa ser entregue impresso no escritório local da empresa, junto com a amostra de café concorrente. O regulamento com todas as orientações está disponível no portal da instituição.
Cada produtor pode participar com apenas uma amostra, inscrita em uma das duas categorias:
Café Natural;
Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
Somente cafés Arábica da safra 2025 podem concorrer. Eles devem seguir requisitos como tipo 2 (até quatro defeitos), peneira 15 ou superior e teor de umidade entre 10% e 12%.
Produtores do Sul de MG têm até sexta-feira para se inscreverem em concurso estadual de qualidade de cafés
Diego Vargas / Seapa
Avaliação e premiação
As amostras passam por análises físicas e sensoriais realizadas por uma comissão de especialistas com experiência em competições nacionais e internacionais. Apenas os cafés que alcançarem 85 pontos ou mais na escala da Specialty Coffee Association (SCA) avançam para as fases seguintes.
Os vencedores serão premiados por região produtora: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Chapada de Minas. Também haverá premiação para a cafeicultora mais bem pontuada, o produtor certificado pelo programa Certifica Minas Café com melhor desempenho e os primeiros colocados correntistas de cooperativas parceiras.
O campeão estadual será o produtor que conquistar a maior nota geral. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro.
Quatro produtores de café especial do Sul de Minas são premiados em concurso
Na edição de 2024, o concurso recebeu 1.406 amostras de 146 municípios mineiros. O grande vencedor foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de Espera Feliz (Matas de Minas), que atingiu 92,7 pontos na categoria Café Natural e tornou-se o primeiro bicampeão do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3349-8075 / 8091 / 8173 ou pelo e-mail [email protected].
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.