
Cursos gratuitos de criação de games são ofertados para meninas de escolas públicas do AM.
Divulgação/Manaós Tech
O projeto “Manaós Tech Girls” da Escola Manaós Tech for Kids está com inscrições abertas para os cursos de “Desenvolvimento de Games e Introdução à Tecnologia” que são ofertados para um total de 800 meninas estudantes da rede pública de ensino de todo o Estado do Amazonas. Veja abaixo como se inscrever.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Podem participar alunas de escolas municipais e estaduais de ensino. Os cursos serão gratuitos e as aulas serão realizadas nas modalidades: presencial e à distância, com duração de seis meses. As aulas terão início a partir de outubro.
A capacitação presencial é voltada para meninas de 7 a 11 anos e a on-line é destinada às meninas de 12 a 17 anos. Ambos têm como foco o ensino de Programação e Criação de Jogos Digitais como ferramenta de expressão, protagonismo e inclusão
“Nosso projeto visa promover o acesso qualificado, lúdico e inspirador à tecnologia para meninas da rede de ensino público do Amazonas, por meio de uma formação adaptada às diferentes faixas etárias e contextos territoriais”, explicou o CEO da Escola Manaós Tech for Kids, Glauco Aguiar.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://girls.manaostech.com ou pelas redes sociais @manaostechgirls e as informações podem ser obtidas por meio do telefone: (92) 99102-0189.
Mobilização
A iniciativa da Escola Manaós Tech inclui também 20 palestras presenciais de sensibilização que serão realizadas junto às escolas a serem escolhidas. As palestras abordarão temas como: “Carreira e Mercado de Desenvolvimento de Games”. A ideia é mobilizar as comunidades e ampliar o alcance do projeto.
O encerramento dos cursos acontecerá com o evento cultural chamado: “Futuro em Jogo – Elas Programam!”, onde os trabalhos finais desenvolvidos pelas alunas serão apresentados ao público, destacando, assim, o protagonismo das participantes e incentivando as vocações femininas nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T).
“Na busca em participar de um futuro tecnológico, com mais equidade, é fundamental que as meninas não sejam apenas incentivadas a explorar, mas, também, apoiadas por projetos como esse, que criem oportunidades e eliminem barreiras, garantindo que seus talentos movam o mundo cada vez mais para um futuro melhor”, reforça a coordenadora do projeto, Nívia Carvalho.
Alfabetização digital
Segundo a Manaós Tech, as aulas serão conduzidas por educadoras formadas na metodologia do projeto, com apoio de uma equipe pedagógica local.
No ciclo de formação presencial, as turmas serão formadas por meninas de 7 a 11 anos e a metodologia será dividida em três blocos envolvendo temáticas como: “Alfabetização Digital e Lógica de Programação”; “Design e Narrativas Interativas com Valorização de histórias locais da Diversidade Cultural Amazônica” e “Criação e Publicação de Jogos Digitais”.
Já na formação on-line serão atendidas alunas de 12 a 17 anos. A metodologia será organizada com ênfase em ferramentas e conceitos voltados ao “Desenvolvimento de jogos digitais em Construct 3” e “Introdução à Elementos de jogos 3D”.
Nessa etapa, as alunas irão estudar desde “Fundamentos da programação e pensamento computacional” até “Criação de ambientes, personagens e histórias com base na vivência e identidade amazônica”, entre outros conteúdos computacionais, conforme informou a escola.
Setor dos games deve movimentar R$ 12,7 bi em 2025