
Funcionário da VM Engenharia, terceirizada da Copergás, tem pernas e braço amputados em acidente de trabalho
Reprodução/WhatsApp
Um homem ficou gravemente ferido após sofrer um acidente de trabalho no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Segundo testemunhas, Joseildo José de Souza, de 45 anos, realizava um serviço próximo a um caminhão prancha quando a rampa de ferro do veículo se soltou e atingiu o trabalhador, que teve o corpo esmagado pela estrutura.
A vítima foi levada para o Hospital da Restauração, localizado no bairro do Derby, na área central da capital pernambucana. Parentes do trabalhador informaram ao g1 que ele passou por cirurgia e teve o braço direito e as duas pernas amputadas.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O acidente aconteceu na quarta-feira (27), por volta das 10h, na Rua Agricultor João Bezerra de Oliveira. Joseildo é coordenador de operações e navegações de máquinas da empresa VM Engenharia, terceirizada que presta serviços para a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Imagens enviadas ao g1 mostram o trabalhador caído no chão depois do ocorrido.
Procurada, a Copergás informou que, no momento do acidente, a empresa contratada executava uma obra de expansão da rede de gás natural no bolsão da Imbiribeira. A intervenção tem o objetivo de ampliar o acesso ao gás natural para a população da Zona Oeste do Recife.
O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração. Segundo a filha da vítima, Bruna Souza, o estado de saúde é estável.
“Ele está na UTI em estado estável, saindo da sedação aos poucos. Infelizmente, perdeu o braço direito e as duas pernas na altura do joelho. Está evoluindo aos poucos e pedimos orações para que se recupere bem”, disse.
Joseildo é natural de Alagoas, mas mora no Recife com a esposa e dois irmãos mais novos de Bruna. A filha da vítima disse que um deles presenciou o ocorrido e não sabe detalhes de como o acidente aconteceu.
“Ele [o irmão] acompanhou desde o início de tudo. Os outros funcionários avisaram a esposa e aí foi informado a mim e aos irmãos do meu pai”, afirmou.
Trabalhador morre ao cair do telhado de prédio durante serviço
O que dizem a Copergás e a VM Engenharia
Por meio de nota, a Copergás informou que o trabalhador recebeu atendimento imediato e foi encaminhado pelo Samu à rede hospitalar. Segundo a companhia, no momento da execução do serviço, o técnico de segurança do trabalho da terceirizada acompanhava os procedimentos.
A Copergás disse, ainda, que o veículo envolvido havia passado por inspeção e aprovação de profissionais de ambas as empresas. A empresa também afirmou que está “acompanhando de perto a situação e assegurando todo o suporte necessário ao colaborador e à sua família”.
Já a VM Engenharia disse que o profissional está recebendo acompanhamento médico e declarou que a prioridade da empresa é prestar apoio ao funcionário, “independentemente de atribuições de culpa”.
A terceirizada informou também que a apuração das causas do acidente “será realizada em momento oportuno, com a devida responsabilidade e transparência”.
▶️ Veja, no vídeo abaixo, informações sobre o que diz a lei em relação a acidente de trabalho:
Acidente de trabalho: saiba o que diz a lei e quais são os deveres da empresa
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias