Ribeirão Preto, SP, deve atingir 1 milhão de habitantes em 70 anos, diz matemático


Matemático calcula quando Ribeirão Preto, SP, deve atingir 1 milhão de moradores
Em 2096, quatro anos antes da virada do século, Ribeirão Preto (SP) deve atingir a marca de 1 milhão de habitantes. A projeção foi feita pelo matemático Júlio Pimentel, com base em um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (28).
Segundo os dados, entre nascimentos e novos moradores, a cidade teve um crescimento de 3.239 habitantes em um ano, passando de 728.400 para 731.629 pessoas, o que representa 0,44%.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
A partir deste número, Pimentel calculou a população estimada de Ribeirão Preto dentro de 70 anos.
“Nós tivemos um crescimento de 0,44%. Com base nesse dado, fizemos o levantamento ano a ano. Planilhando e jogando os dados, chegamos à conclusão de que Ribeirão Preto demorará 72 anos (para atingir a meta)”, comentou o matemático.
IBGE aponta que Ribeirão Preto já tem mais de 730 mil habitantes.
Reprodução: EPTV
Segundo ele, nos próximos cinco anos, a cidade vai ganhar aproximadamente 20 mil habitantes.
Veja abaixo a projeção até 2030:
2026: 738.142 habitantes
2027: 741.390 habitantes
2028: 744.652 habitantes
2029: 747.928 habitantes
2030: 751.219 habitantes
À EPTV, afiliada da TV Globo, Pimentel revelou que, apesar de apresentar crescimento de menos de 1% ao ano, a projeção da população em Ribeirão Preto está dentro da normalidade.
“Eu sei que a expectativa de Ribeirão Preto alcançar um milhão de habitantes é muito grande, mas você vai perceber que vamos demorar ainda um tempo considerável. Setenta e dois anos ainda é um tempo razoável. Será que nós vamos estar lá pra ver? Eu acho que sim”.
Grande capacidade de atrair pessoas
O analista socioeconômico Jefferson Mariano, que fez parte da equipe responsável pelo levantamento do IBGE, avaliou o crescimento ano a ano de Ribeirão Preto e disse que o município tem capacidade de atrair pessoas, o que faz com que a população acabe aumentando.
“O município de Ribeirão Preto é um polo econômico bastante importante, que tem a capacidade enorme de atrair pessoas. Você tem uma atividade econômica bastante pulsante e aí o município acaba por atrair muitos trabalhadores de outras localidades em busca de oportunidades de trabalho. Serve também para o IBGE de insumo técnico”.
Para Mariano, o crescimento de uma cidade como Ribeirão Preto reflete também no desenvolvimento de municípios limítrofes.
“Você tem um município que é muito importante para a região e tem o entorno desse município, ou seja, os municípios que orbitam este município que é mais importante”.
Segundo ele, os dados de crescimento populacional divulgados ano a ano ajudam também os governos municipais traçarem políticas públicas para atender as principais demandas dos habitantes.
“Quando a gente tem um processo de crescimento entre todos esses municípios, há pressão com relação à utilização dos equipamentos sociais urbanos e, principalmente, a questão da mobilidade, a questão do transporte. Então isso deve ajudar muito para que os municípios pensem estratégias de desenvolvimento urbanos, estratégia de conexão entre as localidades, inclusive, estratégias no sentido do estabelecimento de políticas públicas coletivas”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.