Palestra sobre ODS e Agenda 2030 abre evento Pré-COP 30 da Ufopa


Lavito Bacarissa falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na abertura da Pré-COP 30 na Ufopa
Luiz Henrique Nunes / g1
Palestra sobre “ODS e Agenda 2030 no contexto da COP 30” abriu a programação do evento Pré-COP 30 da Universidade Federal do Oeste do Pará na Unidade Tapajós, em Santarém, na manhã desta quinta-feira (28). O tema foi abordado pelo pelo secretário executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Lavito Bacarissa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo Bacarissa os debates que acontecem antes e depois da COP são extremamente importantes para que as propostas não se percam.
“A COP não é só um momento, é um processo que acontece há 30 anos, e o importante é o que está fazendo agora, que é esse momento de discussão antes da COP e também as discussões que a gente vai fazer depois que a conferência passar, porque o que a gente quer é que ela permeei as dimensões da sociedade e do estado. A academia tem um papel fundamental nesse processo e essa é uma oportunidade de ouvir e a prender com cada um que está fazendo parte dessa Pré-COP”, ressaltou Bacarissa.
A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela reitora e pró-reitores da Ufopa, autoridades e lideranças indígenas. As mudanças climáticas e seus impactos na região amazônica, em especial, nas comunidades ribeirinhas e tradicionais, estiveram em pauta durante os debates.
“É importante estar aqui e ouvir a universidade, principalmente a juventude, prestar atenção nos relatos das pessoas que já estão vivendo os impactos das mudanças climáticas. Parece que o mundo não andou em relação aos acordos firmados nas conferências do clima já realizadas. Ano passado tivemos o problema da fumaça das queimadas, que ninguém do outro lado do rio, isso é muito grave. Vimos roças morrendo por causa da quentura, animais morrendo por falta de água. Precisamos de atitudes urgentes dos governantes, das empresas, para frear a destruição do nosso meio ambiente”, disse a lidera Munduruku, Alessandra Korap.
Simultaneamente às discussões que ocorrem no auditório Tapajós, também é realizada uma programação cultural em três eixos, envolvendo o Palco Encontro das Águas, com apresentações artístico-culturais, a Sala de Cinema, onde haverá exibições de filmes, documentários e animações e Tendas de Alimentação e Artesanato.
A programação desta sexta-feira (29) começa às 08h, com apresentação do coral da Universidade do Estado do Pará.
Às 09h, começa a palestra com o tema: O Brasil e a Agenda 2030: Educação, participação social e coordenação entre múltiplos atores. O palestrante será o assessor técnico da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – CNODS, Thiago Gehre Galvão; às 10h tem plenária sobre Mudanças Climáticas e a COP 30; às 15h ocorre o painel Desafios – Mudanças Climáticas na Amazônia.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.