Linha Sul do Metrô do Recife fica sem funcionar pelo segundo dia após curto-circuito paralisar trens


Metrô do Recife segue paralisado nesta quinta-feira (28)
A Linha Sul do Metrô do Recife segue sem funcionar nesta quinta-feira (28), completando mais de 24 horas de interrupção do serviço, que foi suspenso às 10h30 da quarta-feira (27) por causa de um curto-circuito que danificou a rede aérea do sistema. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não divulgou uma previsão para a retomada do funcionamento (veja vídeo acima).
Segundo a CBTU, equipes de manutenção estão atuando desde a noite da quarta-feira (27). Foram identificados dois pontos afetados na rede aérea: um próximo à Estação Imbiribeira e outro na Estação Porta Larga.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Houve um rompimento da rede elétrica, que é aquele cabo que alimenta o trem com 3 mil volts. Na Estação Imbiribeira, o dano foi menor, mas, na área próxima à Estação Porta Larga, teve um dano muito maior do que a gente previa com as imagens iniciais. Depois que os técnicos chegaram no local, viram uma extensão muito maior de cabos rompidos e cabos que acabaram caindo. E aí é um serviço maior, porque tem que ter, praticamente, a recuperação total da parte de energização dos trens”, disse à TV Globo o assessor da CBTU, Salvino Gomes.
Enquanto os serviços de manutenção são realizados, 10 estações da Linha Sul permanecem fechadas. As estações Joana Bezerra e Recife seguem funcionando, pois integram o ramal Centro, que não foi afetado pelo curto-circuito.
‘Carro-torre’ é utilizado na manutenção da rede elétrica do metrô do Recife
As equipes de manutenção utilizam um “carro-torre” para ajudar no serviço. O veículo, que se movimenta pelos trilhos, carrega um andaime para que os funcionários alcancem a rede elétrica (veja vídeo acima). O equipamento é utilizado no trecho próximo à Estação Porta Larga para os técnicos consertarem o cabo que foi partido.
Transtornos para passageiros
Atrasos, longas filas nos terminais integrados e coletivos lotados foram alguns dos problemas relatados por passageiros do Metrô do Recife.
“Eu estou indo de ônibus. Fazer o quê? Já estou aqui atrasada, meu patrão está me esperando. Infelizmente, é uma barbaridade um negócio desse, porque toda vez acontece um negócio desse. O trabalhador sofrendo, fica na fila horas e horas”, disse à TV Globo uma passageira identificada apenas como Joelma, que estava no Terminal Integrado de Joana Bezerra. Ela precisava estar no trabalho às 7h, mas, às 7h15, ainda não tinha conseguido entrar no ônibus porque estava lotado.
Para diminuir os transtornos para os passageiros, quatro linhas de ônibus foram reforçadas:
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol);
185 – TI Cabo;
115 – TI Aeroporto/TI Afogados;
168 – TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista.
Terminais integrados de ônibus ficam lotados com paralisação do metrô
Reprodução/TV Globo
Problemas recorrentes no metrô
Imagens enviadas ao Canal Globo mostram passageiros caminhando pelos trilhos e descendo dos trens parados na quarta-feira (27). Nas gravações, também é possível ver que uma pessoa de cadeira de rodas, que estava em um trem, também desceu do veículo e seguiu sobre os trilhos.
O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:
10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.
16 de maio de 2025: devido à chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e o Curado.
20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas.
18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea.
10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro ficaram fechadas por causa de um problema na rede elétrica.
14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema.
11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife ficaram fechadas devido a um problema na rede de energia.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.