Sistema Fecomércio MG movimenta Tiradentes com sabores e saberes


Público participou ativamente dos primeiros dias do Festival Fartura Tiradentes 2025
Genilton Elias
Estreia com sabor mineiro e muita interação! O primeiro fim de semana do Festival Fartura Tiradentes 2025 foi marcado por intensa participação do público nas ações promovidas pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e do Senac. As atividades aconteceram em quatro espaços simultaneamente entre os dias 22 e 24, com destaque para o Espaço Sistema Fecomércio MG, localizado na principal praça da cidade, o Largo das Forras. A estrutura montada reuniu práticas de gastronomia, turismo, atendimentos em estética, atrações culturais, circenses e lúdicas. 
Competição gastronômica – uma das novidades deste ano
Ainda tem muita programação do festival para o próximo fim de semana
Eduardo Galetto
Luan Damiano, chef e docente do Senac, conduziu um concorrido e empolgante desafio gastronômico, uma das novidades da programação deste ano. Um momento de muito aprendizado e descontração. Os participantes colocaram a mão na massa e realizaram tarefas, como separar a gema da clara do ovo e picar legumes, utilizando técnicas gastronômicas rápidas e funcionais.
Em sua estreia no Festival Fartura, o mineiro de Pará de Minas Mateus Leopoldino foi o vencedor do desafio gastronômico do domingo, dia 24 de agosto. “Achei o desafio muito interessante, uma oportunidade muito grande para adquirir conhecimento. Eu só tinha experiência de cozinha em casa e acabei descobrindo um novo talento.”
Mesas redondas discutem tradição e futuro da culinária mineira
Chef Mauro de Paula, do Hotel Escola Senac Grogotó, preparou um dos pratos que fez sucesso no festival
Eduardo Galetto
Outra atração foram as atividades que aconteceram na unidade do Senac em Tiradentes. Uma delas foi a mesa-redonda “Culinária Mineira: da raiz à reinvenção”, que reuniu a chef Juliana Duarte e especialistas do Senac como Edson Puiati, diretor de Hospitalidade e Gastronomia, Carolina Figueira e mediação de Rafael Mattos, da Faculdade Senac BH. O público esteve presente também em um debate rico sobre turismo gastronômico, com os produtores Cláudio Ruas, Luiz Porto Junior, Vicente Pereira, entre outros convidados.
Programa Sesc Mesa Brasil promove encontro de chefs premiados
O chef Rafa Costa Silva, fundador do premiado restaurante Lasai, que possui duas estrelas Michelin, e Bruna Martins, que comanda na capital mineira as premiadas casas Florestal, Birosca e Gata Gorda, encantaram o público com sabores e histórias do prato Chuchu com molho tahine preto e branco. A dupla apresentou a Aula Show, no Largo das Forras, a Cozinha ao Vivo, no Santíssimo Resort, e ainda participou de um debate na unidade do Senac.
A belo-horizontina Ana Luísa Ribeiro, que já esteve em outras quatro edições do Fartura Gastronomia, aproveitou a oportunidade para acompanhar a aula show com Rafa Costa e a Bruna Martins. “O festival proporciona sempre novas experiências, e os chefs convidados apresentam os sabores da nossa culinária de maneiras muito interessantes e inovadoras, bem diferente do que estamos acostumados”, disse Ana Luísa.
Os pratos preparados pelos chefs convidados do Sistema Fecomércio MG na Cozinha ao Vivo, no Santíssimo, têm a venda revertida para o Programa Sesc Mesa Brasil. São disponibilizados 80 pratos de cada receita no valor de R$ 45.
Célio Roberto de Paula e a esposa Ellen, que frequentam o festival desde as primeiras edições, provaram o Arroz de galinha socarrat com coalhada de fígado e chips de jiló, preparado pelos chefs convidados Rafa Costa Silva e Bruna Martins. “Está uma delícia! Acho uma maravilha essa oportunidade de experimentarmos pratos como estes, sem precisar ir para outros estados ou outras cidades. E melhor ainda saber que a renda será revertida para um projeto tão importante como o Sesc Mesa Brasil”, observou Ellen.
Programe-se para o próximo fim de semana
O evento tem uma série de atividades, inclusive shows
Eduardo Galetto
Já no segundo fim de semana, Kátia Barbosa, celebrada pelo Guia Michelin como “rainha da comida popular brasileira”, convida Yves Saliba, que conduz o Per Lui — eleito em 2024 um dos 70 melhores restaurantes do país pela revista Exame. Eles vão estar juntos na Aula Show com o preparo de Língua de sol glaceada de rapadura e angu de milho, e na Cozinha ao Vivo com a receita Arroz cremoso de requeijão moreno com carne de sol (sábado), além de participarem de um debate na unidade do Senac (domingo). 
A programação conta ainda com mais uma edição do desafio gastronômico, desta vez conduzido pelo chef do Senac Ronie Peterson, e um bate-papo sobre fubá entre os profissionais do Senac Vani Pedrosa e o docente e chef Jefferson Ferreira.  David Hertz, da Gastromotiva – RJ, e o líder comunitário Leonardo Martins (Instituto O Grito) estarão na mesa-redonda “Gerando Impactos por meio de Formações, Gastronomia Social e Negócios Sociais”, na unidade do Senac.
Confira a programação completa do Sistema Fecomércio MG no Festival Fartura Tiradentes continua até 31 de agosto no site do Senac e no app Eventos Sistema Fecomércio MG. Não perca!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.