Cuiabá é a capital brasileira que mais ouve música sertaneja, diz pesquisa


🎵 Cuiabá é a capital brasileira que mais ouve música sertaneja, segundo dados da pesquisa Cultura nas Capitais, da JLeiva Cultura & Esporte, realizada pela Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (27). Com 68%, a capital mato-grossense ocupa o topo do ranking, ficando acima da média nacional de ouvintes do gênero musical (34%), seguida de Campo Grande (64%) e Goiânia (62%) (veja o gráfico acima).
A maioria do público cuiabano que ouve sertanejo é formado por mulheres, sendo 73%, enquanto homens representam 62%. A pesquisa também revela que o gênero é ouvido entre pessoas de todas as religiões e de todas as orientações sexuais em Cuiabá, sendo 68% hétero e 64% LGBTQIAPN+.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A música sertaneja é unanimidade em todas as faixas de escolaridade:
Ensino Fundamental: 70%
Ensino Médio: 69%
Ensino Superior: 63%
Também é líder em todas as classes econômicas:
D/E: 68%
C: 67%
B: 70%
A: 68%
Quanto às faixas etárias, o gênero se mostra popular em todas elas, com destaque entre o público de 25 a 34 anos (73%). Já entre os idosos a preferência chega a 61%.
Além do sertanejo, os outros gêneros mais ouvidos pelos cuiabanos são gospel (29%) e pagode (18%) (veja a lista abaixo).
Como o cuiabano ouve música
Sertanejo é o gênero mais ouvido em diversas capitais brasileiras
Érico Andrade/g1
Com 83%, os celulares e smartphones se destacam entre os aparelhos usados pelos cuiabanos para ouvir música. A pesquisa mostra que Cuiabá é uma das cidades onde mais se usa rádio (67%) e carro (60%) para escutar as canções preferidas.
Mesmo em menor porcentagem, os CDs e discos de vinil também aparecem na lista.
Celular/smartphone: 83%
Som portátil: 73%
Rádio: 67%
Carro: 60%
Computador/notebook: 37%
CD ou DVD: 18%
Discos de Vinil: 7%
Já entre as plataformas digitais, o YouTube é o mais utilizado pelos cuiabanos para ouvir música, com 70%, seguido do Spotify (41%) e do TikTok (36%).
YouTube: 70%
Spotify: 41%
TikTok: 36%
Sua Música: 28%
Amazon: 15%
Deezer: 13%
Apple: 13%
Tidal: 4%
A pesquisa ainda revela que 75% dos cuiabanos preferem ouvir música sem fones de ouvido, enquanto 25% preferem utilizá-los.
A Cultura nas Capitais é uma pesquisa quantitativa sobre hábitos culturais, que revela a diversidade e a desigualdade no acesso à cultura no Brasil. Esta edição da pesquisa foi feita a partir de entrevistas presenciais com 19.500 pessoas, moradoras de todas as capitais brasileiras – as 26 estaduais, além de Brasília. Em Cuiabá, foram realizadas 600 entrevistas, entre 26 de abril e 9 de maio de 2024.
Os hits estão mais longos? Músicas longas bombaram em 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.