
Estacionar errado em Viracopos rende mais apreensões do que em qualquer outra via de Campinas
Reprodução EPTV
De janeiro a julho deste ano, 116 veículos foram apreendidos por estacionamento irregular na via de embarque do Aeroporto de Viracopos, segundo a Emdec. Isso equivale a uma média de um carro removido a cada dois dias.
O local teve o maior número de apreensões entre todas as vias de Campinas (SP) no período. Em segundo lugar ficou a Rua Barreto Leme, com 61 veículos recolhidos ao Pátio Municipal — quase metade do total registrado em Viracopos. Confira abaixo.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Já total de infrações por estacionamento irregular chegou a 35.380 na metrópole, nos sete primeiros meses de 2025. As três infrações mais cometidas envolvem estacionamento em local ou horário proibido, desacordo com a regulamentação e estacionamento em calçadas.
estacionamento em local ou horário proibido: 13.629 infrações
desacordo com a regulamentação (estacionamento rotativo): 12.984 infrações
estacionamento em calçadas: 2.230 infrações
As penalidades para as situações de estacionamento irregular podem ser leves, médias, graves ou gravíssimas, e resultam na remoção do veículo ao Pátio a depender da situação.
Vias e bairros com mais veículos apreendidos
A Central de Operações da Emdec registrou 1,7 mil remoções ao Pátio Municipal por estacionamento irregular, entre janeiro e julho.
A via com o maior número de remoções foi a Avenida Embarque, no Aeroporto de Viracopos, com 116 veículos apreendidos. Desses, 108 estavam em estacionados em local proibido. Segundo a Emdec, o ponto conta com dois tipos de sinalização: a de local proibido, onde não é permitido estacionar, e a de parada rápida, onde é permitido ficar por 15 minutos.
A segunda colocada é a Rua Barreto Leme, no Centro, com 61 remoções. Confira as 10 vias com mais registros abaixo:
Ainda de acordo com Emdec, foram registradas 6.248 ações de fiscalização no período, o que representa, em média, 30 solicitações atendidas por dia pela Central de Monitoramento de Operações e pelos agentes de mobilidade urbana.
Como acionar a Emdec?
Para solicitar fiscalização em pontos recorrentes de estacionamento irregular, a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas.
Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “Falar com atendente”.
A população conta ainda com o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização.
Quando solicitar fiscalização?
A população pode solicitar a fiscalização quando o veículo estiver estacionado em:
local / horário proibido pela sinalização (incluindo estacionamento rotativo);
faixa exclusiva de ônibus;
em vaga de idosos ou pessoa com deficiência sem a credencial;
ciclovias;
pontos de ônibus ou táxi;
vagas de carga e descarga;
em frente a guias rebaixadas destinadas à entrada ou saída de veículos;
próximo a esquinas, faixas de pedestres, sobre calçada ou canteiro central, na contramão de direção, nos acostamentos, em fila dupla, nas ilhas ou refúgios.
VEJA TAMBÉM
Campinas registra 4 infrações por adulteração de placas de veículos por dia, diz Emdec
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas