
Técnico da Emater-PA orienta produtores sobre poda de cacaueiro
Divulgação
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), realizou, na última sexta-feira (22), uma oficina de poda de formação de cacau, no município de Rurópolis, sudoeste paraense. A iniciativa tem como objetivo principal, capacitar os produtores para ampliar a produção de cacau no município.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A oficina foi realizada na Comunidade Nova Aliança, localizada na Vicinal do Baiano, no Sítio do “Zé do Arroz”, e contou com o apoio da Prefeitura de Rurópolis. Para o proprietário da área escolhida, a iniciativa proporciona a ampliação da cadeia produtiva dele e de outros agricultores familiares da região.
“É um grande avanço para a gente. Daqui pra frente a gente vai contar com o apoio da Emater, na produção de sementes, plantio de muda e com toda a cadeia produtiva melhorando a nossa renda. Essa oficina nos ensinou a melhorar a nossa produção junto com a banana, que é o nosso forte”, afirmou José de Amorim, produtor rural.
A parceria do Governo do Estado com o município tem sido intensificada com ações voltadas para a produção do cacau, levando assistência técnica aos produtores rurais da região e proporcionando maiores conhecimentos sobre melhorias na produção do produto dentro da cadeia produtiva.
“O José, por exemplo, já tem uma produção de banana e mandioca, mas agora está focando na cacauicultura e quer diversificar as atividades de produção. Ele já tem até sementes do cacau e é muito interessante da parte dele, a visão de ampliar a agricultura familiar, buscando um mercado maior, não só para ele, mas para toda uma região”, disse Vanessa Feleol, supervisora do Regional Tapajós da Emater-Pará.
Agricultores, produtores e especialistas discutem práticas sustentáveis
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região