Jovem pianista de Sorocaba premiado internacionalmente encanta público em festival na Rússia: ‘Grande realização’


O sorocabano Théo Siqueira de Proença Singh, se apresentou no Festival Pianíssimo, na Rússia
Arquivo Pessoal
O jovem sorocabano Theo Siqueira de Proença Singh, de 17 anos, tem viajado o mundo com suas músicas e seu piano, com passagens por palcos da Áustria, terra de grandes nomes da música clássica, além de apresentações na Espanha, Inglaterra, Holanda, Itália, Rússia e no Brasil.
A paixão nasceu ainda na infância, com um piano de brinquedo, e se tornou algo grandioso, que inspira tantos outros jovens a sonhar em levar a música ao mundo. Ao g1, o jovem contou como foi sua participação no Festival Pianíssimo, na Rússia.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“Poder pisar no palco do Festival Pianíssimo é um sonho de qualquer pianista. A Rússia, com sua grande tradição em música clássica, revigora nossos sonhos e momentos. O frio deu lugar ao calor quando a plateia me acolheu. Eles lotaram todas as salas de concerto em que me apresentei. Foi uma sensação de grande realização”, comenta.
Em solo russo, onde já se apresentaram grandes pianistas como Grigory Sokolov, Evgeny Kissin, Vladimir Horowitz, Emil Gilels e Sviatoslav Richter, Théo conta que pôde se apresentar em São Petersburgo, Moscou, Kaliningrado e também em Nizhny Novgorod.
Jovem pianista de Sorocaba conta da experiência em participar do Festival Pianíssimo, na Rússia
Arquivo Pessoal
“As cidades russas oferecem uma estrutura excelente para a realização de concertos. Em cada uma delas, eu pude sentir um pouco da cultura local. E, ao saberem que eu era do Brasil, o acolhimento foi ainda maior”, recorda.
O Festival Pianíssimo é realizado no Brasil, na Rússia e na África do Sul, sempre no verão e no inverno. Théo comenta que o recital solo que apresentou no país russo teve duração de 1h50 e que, durante todo esse tempo, enquanto a plateia ouvia, ele se emocionava por estar ali.
“Eu toquei a Invenção a três vozes nº 5, de Bach; também a Sonata nº 3 em dó maior, de Beethoven; a Primeira Balada em sol menor, de Chopin; a Suite Bergamasque, de Debussy; e o Ciclo Brasileiro, de Villa-Lobos. Em cada olhar da plateia durante a apresentação, eu me emocionava e via um filme passar na minha cabeça por estar naquele lugar, um solo sagrado da música clássica”, relata.
Jovem pianista conta da experiência em participar do Festival Pianíssimo, na Rússia
Arquivo Pessoal
Paixão desde criança
A mãe de Théo, Adriane Singh, conta que a relação do filho com a música vem de longa data. Desde pequeno, ele demonstrava paixão pela arte e chegou a frequentar aulas de musicalização infantil.
Aos sete anos, iniciou os estudos de piano, momento em que a família percebeu sua facilidade em ouvir uma melodia e reproduzi-la no instrumento.
“Quando ele era pequeno, já tinha muita facilidade em reproduzir as melodias que ouvia no piano. Por isso, decidimos intensificar aos poucos as aulas. Mais tarde, quando ele cresceu um pouco, passamos a inscrevê-lo em alguns concursos nacionais”, conta Adriane.
Com esse talento todo, Théo logo começou a participar de festivais, em 2017, ele conquistou o primeiro lugar no concurso nacional de piano, como intérprete de música brasileira.
Jovem pianista sorocabano conta da experiência em participar do Festival Pianíssimo, na Rússia
Arquivo Pessoal
Em 2021, Théo conquistou uma bolsa para estudar na academia de piano da Steinway & Sons, na Inglaterra, após se destacar entre 107 jovens pianistas do mundo todo. Ficou no país por um ano, mas a família decidiu trazê-lo de volta ao Brasil pela pouca idade. Ainda assim, a experiência foi considerada valiosa.
Ele lembra que, apesar de tudo isso, ainda precisa concluir o ensino médio e também se dedica aos estudos para conquistar uma bolsa em algum conservatório fora do país, principalmente na Inglaterra, pela familiaridade com o idioma.
“Quero estudar com um grande professor, fazer turnês, participar de concursos importantes e mostrar ao mundo o que posso fazer com o piano”, sonha.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.