
Piracicaba enfrenta agosto mais seco em 10 anos
Os primeiros 20 dias de agosto de 2025 foram os mais secos para esta época do ano nos últimos dez anos em Piracicaba (SP). Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) a pedido da EPTV, afiliada da TV Globo.
Nos primeiros 20 dias do mês, não houve registro de chuva na cidade. A última vez que a situação foi registrada foi em 2015. Veja abaixo:
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Chuva em Piracicaba durante os primeiros 20 dias de agosto segundo o Ciiagro
EPTV
Reflexos na saúde
O reflexo dessa estiagem aparece no aumento da procura por atendimento médico em Piracicaba, pois o ar seco favorece o desenvolvimento de doenças respiratórias, explica o médico Rogério Tuon, coordenador do Programa de Saúde da Criança da Prefeitura de Piracicaba.
“O pulmão, para se proteger desse ar seco, fecha. Aumenta a dificuldade do ar passar pelo pulmão. O coração tem que fazer mais força para conseguir vencer essa pressão”, explica o médico.
Recomendações
Para evitar problemas de saúde decorrentes da baixa umidade, o médico recomendou:
hidratação frequente
evitar exercícios físicos das 9h às 16h, horários mais quentes
usar toalhas úmidas ou vaporizadores durante a noite
ventilar o ambiente durante o dia para evitar mofo
alimentação mais leve com ingestão de frutas in natura
Mudança de hábitos
Na casa de Regina Ribeiro, de 63 anos, a rotina mudou para enfrentar a baixa umidade do ar. O umidificador funciona durante toda a noite e baldes de água ficam espalhados pelos cômodos. Com asma, ela depende também do uso de bombinha para conseguir respirar.
“Dói a cabeça, dói o peito e é ruim de respirar”, conta Regina.
Na casa de Karina, o cuidado é com o filho de 11 anos. Toalhas molhadas nas janelas e o ventilador ajudam a espalhar o vapor produzido pelo umidificador.
“Essas mudanças bruscas e esse tempo muito seco fazem o corpo reagir, é preciso ajuda para respirar”, afirma a gerente financeira Karina Pizzinatto Dias.
Tempo seco em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba e região