
Estrutura de ônibus que transportava afegãos deportados do Irã após pegar fogo por conta de batida em estrada no norte do Afeganistão, em 20 de agosto de 2025.
Omid Haqjoo/ Reuters
Um acidente com um ônibus superlotado que transportava afegãos expulsos do Irã deixou 79 pessoas mortas, dissram autoridades locais nesta quarta-feira (20). Entre as vítmas, 17 eram crianças.
Os passageiros eram cidadãos afegãos que haviam sido deportados do Irã, país vizinho que vem executando um programa de deportação em massa de imigrantes do Afeganistão em situação irregular (leia mais abaixo).
O veículo bateu em um caminhão e uma motocicleta em uma rodovia do norte do Afeganistão, após cruzar a fronteira com o Irã e a caminho de Cabul, segundo o chefe do departamento de informações do governo provincial de Herat, Ahmdullah Muttaqi.
Abdul Mateen Qaniee, porta-voz do Ministério do Interior, disse que o ônibus pegou fogo após o acidente. Ele afirmou na quarta-feira que o número de mortos era de 79, com 17 crianças entre os mortos.
Imagens de vídeo do local mostraram chamas envolvendo o ônibus, que foi parcialmente carbonizado. Apenas o esqueleto do veículo ficou no local.
Nos últimos meses, centenas de ônibus têm cruzado a fronteira entre os dois países transportando cidadãos deportados. Nos últimos anos, por conta do regime do Talibã no Afeganistão, milhares de afegãos fugiram para o Irã, onde solicitaram o visto de refugiado. Muitos, no entanto, ainda vivem de forma ilegal enquanto aguardam um desfecho de seus casos.
Nos últimos meses, Teerã ordenou um programa de deportação em massa e começou a devolver os solicitantes de asilo de volta ao Afeganistão.
Transmissão ao vivo g1
Acidentes de trânsito são comuns no Afeganistão, país com infraestrutura precária agravada por décadas de guerra e motoristas que não seguem as regras.
“Instamos as autoridades de transporte a fornecerem informações precisas sobre o acidente o mais rápido possível e a compartilharem suas conclusões sobre o responsável”, disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão.
Herat, uma importante província fronteiriça do Afeganistão que faz fronteira com o Irã e o Turcomenistão, atualmente abriga dezenas de milhares de migrantes deportados do Irã.
Afegãos deportados do Irã esperam para embarcar em ônibus que os levará de volta a território afegão, em agosto de 2025.
Sayed Hassib/ Reuters