
Sul da Europa enfrenta uma das piores temporadas de incêndios florestais em 20 anos
A atuação de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil vai marcar esta quarta-feira (20), dando início a um período de “veranico” que deve se estender por vários estados e elevar as temperaturas no país.
☀️ENTENDA: Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
De acordo com os meteorologistas, a expectativa é de que essa condição dure até o início da próxima semana, e que o calor aumente especialmente entre sexta (22) e sábado (23).
Veja as mínimas e máximas para algumas capitais do Centro-Sul nesta semana, segundo a Climatempo:
Cuiabá (MT): mínima de 23 °C e máxima de 38 °C nesta quarta (20); mínima de 21 °C e máxima de 39 °C na quinta (21); mínima de 23 °C e máxima de 39 °C na sexta (22)
Campo Grande (MS): mínima de 20 °C e máxima de 29 °C na quarta (20); mínima de 21 °C e máxima de 35 °C na quinta (21); mínima de 25 °C e máxima de 36 °C na sexta (22)
Rio de Janeiro (RJ): mínima de 14 °C e máxima de 31 °C nesta quarta (20); mínima de 17 °C e máxima de 34 °C na quinta (21); mínima de 17 °C e máxima de 30 °C na sexta (22)
São Paulo (SP): mínima de 15 °C e máxima de 30 °C nesta quarta (20); mínima de 17 °C e máxima de 31 °C na quinta (21); mínima de 17 °C e máxima de 31 °C na sexta (22)
Brasília (DF): mínima de 13 °C e máxima de 29 °C nesta quarta (20); mínima de 14 °C e máxima de 30 °C na quinta (21); mínima de 14 °C e máxima de 28 °C na sexta (22)
Goiânia (GO): mínima de 18 °C e máxima de 33 °C nesta quarta (20); mínima de 18 °C e máxima de 33 °C na quinta (21); mínima de 16 °C e máxima de 32 °C na sexta (22)
Belo Horizonte (MG): mínima de 13 °C e máxima de 27 °C nesta quarta (20); mínima de 13 °C e máxima de 29 °C na quinta (21); mínima de 14 °C e máxima de 26 °C na sexta (22)
César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que essa condição é relativamente comum em alguns períodos do inverno.
“A presença dessa grande massa de ar seco nas áreas centrais do Brasil é uma situação relativamente comum em alguns períodos do inverno. E na condição atual que nós temos, essa massa de ar seco também faz com que a gente tenha temperaturas mais altas, bastante calor”, destaca.
Em São Paulo (SP), por causa do fenômeno, os termômetros devem chegar a 30 °C já nesta quarta, com previsão de pancadas rápidas de chuva à tarde, mas nada que alivie a sensação de abafamento.
Até o sábado, a capital paulista deve registrar máximas de até 33 °C, segundo a Climatempo.
O Rio de Janeiro (RJ) também sentirá o efeito do “veranico”: nesta quarta, a máxima fica em 31 °C, mas sobe para 34 °C na quinta-feira, com sol forte e praias lotadas.
Em Belo Horizonte (MG), o calor cresce gradualmente, com previsão de 27 °C a 29 °C entre quarta e sexta, sempre sob céu limpo.
Terceiro veranico do ano.
Gui Sousa/Arte g1
No Centro-Oeste, as tardes serão ainda mais quentes. Cuiabá (MT) terá sequência de dias muito quentes, com mínimas de 23 °C e máximas chegando a 39 °C ou até 40 °C.
Goiânia (GO) deve alcançar 33 °C, enquanto Brasília (DF) registra 29 °C a 30 °C, em meio a umidade relativa do ar abaixo de 30%, condição que levou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a emitir um aviso de baixa umidade em várias áreas da região.
Campo Grande (MS), por sua vez, deve variar entre 29 °C e 35 °C, com chance de pancadas rápidas no início da semana, mas predomínio de sol até o fim de semana.
☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade
Em algumas áreas do Mato Grosso, as temperaturas devem chegar a 41 ºC ou 42 ºC ao longo dos próximos dias.
Previsão de chuva acumulada (18 de agosto a 25 de agosto de 2025).
Inmet/Reprodução
🌡️ Até quando vai o veranico?
De acordo com os meteorologistas, a tendência é que o veranico se prolongue até o início da próxima semana.
O pico do calor deve ocorrer entre sexta (22) e sábado (23), quando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte terão tardes ensolaradas e temperaturas bem acima do normal para agosto.
No domingo (24), porém, uma nova massa de ar frio deve avançar pelo Sul e chegar ao Sudeste, trazendo alívio para áreas que passaram a semana sob temperaturas elevadas.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a expectativa é de queda nas máximas já no início da próxima semana.
Já nesta quarta (20), boa parte do estado de São Paulo terá chance de pancadas de chuva isoladas.
Isso porque a passagem de uma frente fria pelo Sul do país deve estimular áreas de instabilidade sobre o território paulista, mas o calor continuará predominando.
Pela manhã, a chuva poderá atingir o sul e o oeste do estado, com risco de intensidade moderada. À tarde, o aquecimento combinado às instabilidades poderá provocar pancadas rápidas em diferentes pontos, inclusive na Grande São Paulo, embora sem volumes significativos.
Na quinta (21), cidades como Campinas, Sorocaba e a capital devem registrar chuva passageira entre a madrugada e a manhã, mas o sol volta a aparecer forte.
20/02/2025 – Pessoas se protegem do sol na região central da cidade do Rio de Janeiro.
Fernando Frazão/Agência Brasil
🍃 Fortes ventos no Sul do país
Enquanto o calor ganha força no interior do país, a Região Sul deve viver um cenário bem diferente nesta quarta-feira.
Na última segunda (19), a formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai trouxe instabilidade para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chuva e ventania forte em diversas cidades.
Nesta quarta, o Inmet emitiu avisos para rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h na Serra e no litoral desses estados, especialmente em municípios como Cambará do Sul (RS), São José dos Ausentes (RS) e Bom Jardim da Serra (SC).
Em Porto Alegre (RS), a previsão é de chuva durante a manhã e temperaturas entre 16 °C e 23 °C, mas a ventania será mesmo o destaque, com rajadas médias de 50 km/h a 70 km/h.
Florianópolis (SC) também terá dia instável, com máxima de 22 °C e risco de chuva mais forte até a tarde.
Curitiba (PR), por sua vez, deve registrar 24 °C, alternando entre períodos de sol e pancadas rápidas de chuva.
O Inmet alerta que a ventania pode provocar transtornos como queda de árvores e postes, além de falhas no fornecimento de energia em vários municípios gaúchos e catarinenses.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quarta (20) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
🌧️ Pancadas de chuva no restante do país
No Nordeste, a circulação de ventos vindos do mar mantém a chuva entre o litoral de Pernambuco e Alagoas.
Em Recife (PE), a quarta será de pancadas ao longo do dia, com máxima de 29 °C. Em Maceió (AL), o tempo segue instável, com chuvas frequentes e temperaturas amenas, entre 22 °C e 25 °C.
Já Salvador (BA) terá sol entre nuvens e chuva passageira, com máxima de 28 °C.
O interior da região, no entanto, deve enfrentar ar seco e calor acima da média, principalmente no oeste da Bahia e no Piauí.
Na Região Norte, a chuva se concentra no Amazonas e em Roraima, com risco de pancadas fortes em Manaus (AM), onde os termômetros chegam a 32 °C.
No Pará, Tocantins e Rondônia, a previsão é de sol forte e calor.
Em Belém (PA), a quarta-feira será de 32 °C, com variação de nuvens mas sem chuva significativa. Em Cuiabá (MT), os 39 °C chamam a atenção para a persistência da massa de ar seco, que também atinge Acre e Goiás.
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta quarta (20).
CPTEC/Inpe
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Inverno de 2025 na cidade de SP é o mais gelado dos últimos 30 anos, diz Inmet
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:
LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Parque da Cidade, principal obra da COP 30, é fechado para montagem de pavilhões do evento em Belém
Baleia morre após colisão com pequeno barco na costa de Nova Jersey