Maior evento de mídia e entretenimento na América Latina enfatiza importância da DTV+ na forma de assistir à TV aberta no Brasil


Maior evento de mídia e entretenimento na América Latina enfatiza importância da DTV+ na forma de assistir à TV aberta no Brasil
Reprodução/TV Globo
O maior evento da América Latina dedicado ao setor de mídia e entretenimento tratou, nesta terça-feira, de um tema central: a importância da DTV+, que vai revolucionar a forma de assistir à TV aberta no Brasil. O decreto que regulamenta a novidade vai ser assinado na semana que vem.
A gente ainda vai chamar de TV, mas o que está para chegar, nunca foi visto. A TV 3.0, que será lançada com o nome DTV+, é o casamento do sinal da antena de transmissão com a banda da internet. Totalmente interativa e de graça, com publicidade personalizada e integrada à programação personalizadas, focadas nos interesses e na localização de cada um.
O presidente do maior evento de tecnologia e negócios do setor, o SET EXPO, aberto oficialmente nesta terça-feira em São Paulo, falou da novidade.
“As ferramentas que a TV do futuro está colocando, elas vão permitir uma experiência muito fluida, que não vai interessar de onde está vindo o seu conteúdo, mas ele chega para você de uma maneira personalizada, você vai ver o que você quer ver”, disse Paulo Henrique Castro.
No primeiro painel da feira, representantes das principais empresas de telecomunicação do país discutiram — lado a lado — as estratégias para o futuro.
O diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho deu mais detalhes sobre a tecnologia:
“O consumidor brasileiro, a audiência brasileira de modo geral, tem uma característica que é abraçar as novas tecnologias, abraçar todas as formas de consumo de conteúdo e se engajar com muita força em torno de todas essas experiências. Você vai poder interagir com uma transmissão de futebol, vai poder escolher o perfil, eventualmente, do narrador que quer, a experiência de áudio que deseja, vai poder votar em um reality show diretamente no controle remoto, vai poder comprar um produto durante um anúncio ou durante uma transmissão. Enfim, tem uma série de evoluções que vamos apresentar com a TV 3.0”, afirmou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
CEO da Record, Marcus Vinicius Vieira, ressaltou que a inovação aumentará ainda mais a conexão do público.
“A gente vai ter todo tipo de investimento. Seja no entretenimento, no esporte, em qualquer situação, tem tecnologia. A gente quer isso, a gente quer se tornar uma empresa cada vez mais presente com tecnologia, e claro, mantendo o nosso DNA que sempre foi de tv aberta. E tendo essa conexão com o público brasileiro que a gente sempre teve”.
A Bandeirantes também se prepara para a mudança, explicou o CEO do grupo, Cláudio Giordani.
“Muda a relação com o consumidor final. Nós vamos conhecer quem está na nossa audiência, conhecer melhor o telespectador, poder produzir conteúdo ultrassegmentado para ele”, comentou Cláudio Luiz Giordan, CEO do Grupo Bandeirantes.
A CEO do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, explicou a união do setor em torno da DTV+.
“A gente continua sendo concorrentes, mas naquilo que a gente precisa se unir, em favor do setor, eu acho que é isso que a gente está fazendo: trabalhando em favor do nosso meio, do nosso setor. Então, é extremamente importante isso, para todos.”
O avanço tecnológico mudou o cenário da comunicação e a gente também. De espectadores, passamos a viver conectados. Aprendemos a escolher, interagir, criar, decidir, participar em múltiplas plataformas.
A nova TV é para onde vão convergir todas as telas e possibilidades, mercados, conteúdos e bastidores de um mundo cada vez mais complexo. E tudo indica que o Brasil e o brasileiro estão prontos para assistir tudo isso.
E são muitas as possibilidades: acompanhar a partida de futebol e pesquisar sobre o jogador, aprender a receita enquanto encomenda os ingredientes, acompanhar a novela e, ao mesmo tempo, conhecer mais a atriz com apenas um clique, saber como está o tempo e o transporte público do seu bairro. Um sinal que alcança a todos, em qualquer lugar, para o gosto e na medida de cada um.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, falou do impacto da inovação e disse que o decreto da DTV+ será assinado na semana que vem.
“Isso a gente entende que é uma revolução da TV aberta no Brasil, gratuita, com qualidade. Tá confirmado com o presidente Lula na próxima quarta, dia 27 de agosto, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Então, todo mundo do setor… a nossa expectativa, assim como a do governo, é que todos estejam reunidos lá, em Brasília, para formalizar essa assinatura.”
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