
Baixo estoque de sangue preocupa a cidade de Barra Mansa
Foto: Prefeitura Municipal de Barra Mansa
O Hemonúcleo de Barra Mansa emitiu um alerta de baixo estoque de sangue na cidade. As doações abrangem a pequena quantidade de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos sendo eles A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB- e O-.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados.
O sangue doado beneficia pacientes que precisam de transfusões regulares, pessoas com doenças como anemia severa, leucemia e hemofilia, além de ser fundamental em casos de emergência, como acidentes graves e complicações durante a gravidez. Também é utilizado em procedimentos complexos, incluindo cirurgias cardíacas, transplantes de órgãos e tratamentos contra o câncer.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer 4 doações por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação, já as mulheres podem fazer 3 doações por ano, com intervalo de 90 dias entre cada doação.
Para ser um doador de sangue, é necessário preencher alguns requisitos básicos, que são eles:
Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar mediante a uma autorização;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar bem de saúde;
Não estar em jejum, e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
Apresentar documento original com foto como identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, carteira do conselho profissional ou Carteira Nacional de Habilitação.
Para mais informações, o hemonúcleo de Barra Mansa atende pelo telefone (24) 3512-0788.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul