Fernando de Noronha comemora 35 anos do Projeto Golfinho Rotador com programação cultural e educativa


Golfinhos de Fernando de Noronha são estudados há mais de 35 anos
Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
O Projeto Golfinho Rotador iniciou nesta terça-feira (19) as comemorações pelos 35 anos de atuação em Fernando de Noronha. A programação começou com observação de golfinhos no Mirante dos Golfinhos, palestras e distribuição de material educativo para moradores e turistas.
Na quarta-feira (20), uma oficina de educomunicação será realizada para as crianças do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer, das 14h às 17h.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Na quinta-feira (21), os alunos da Escola Arquipélago participam de uma mostra fotográfica interativa, exposição osteológica (que é estudo dos ossos) e jogos educativos, das 8h às 17h. À noite, às 20h, haverá uma oficina de maracatu na Praça São Miguel, aberta ao público.
Golfinhos foram observados com apoio dos pesquisadores
Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
Na sexta-feira (22), os alunos da Escola Arquipélago participam de uma atividade no mar, com passeio de barco científico, das 8h às 12h. No sábado (23), a mesma experiência será oferecida aos professores.
O encerramento das comemorações acontece no sábado (23), às 19h30, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, com a festa de aniversário de 35 anos do Projeto Golfinho Rotador.
Na festa haverá distribuição de brindes comemorativos — garrafinhas, camisetas e ecobags — para os 500 primeiros participantes. O público também vai acompanhar apresentações culturais gratuitas de artistas e grupos locais, como:
Maracatu Nação Noronha
Jú Medeiros
Juá Gomes e Lucas Flor
Banda Noronha Social Clube
João Marlevou e Banda
Moradores da ilha terão acesso gratuito. Já os turistas precisam adquirir o passe de entrada no forte, que custa R$ 100 e vale por dez dias.
Criado em 1990, o Projeto Golfinho Rotador realiza pesquisas e ações de conservação dos golfinhos em Noronha, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental. A ONG também promove oficinas culturais, incentiva o surfe entre jovens e desenvolve atividades educativas nas duas escolas da ilha.
LEIA TAMBÉM
Empoderadas no sexo, matriarcas e solidárias a outras fêmeas: estudo sobre golfinhos em Fernando de Noronha revela protagonismo feminino
Prêmio
Em junho deste ano, o projeto recebeu o Selo Ouro da Green Destinations Latinoamérica 2025, prêmio que reconhece boas práticas sustentáveis e destacou o trabalho como uma das principais ações ambientais da América Latina.
Funções ecológicas dos golfinhos
Ao longo de mais de três décadas de estudo em Noronha, os pesquisadores concluíram que os golfinhos-rotadores (Stenella longirostris) são mais do que uma atração turística. Esses animais desempenham seis funções essenciais para a sustentabilidade da ilha.
Funções identificadas:
Predadores
Presas
Recicladores de nutrientes
Facilitadores de interações entre espécies marinhas
Sensibilizadores ambientais
Geração de renda para a comunidade
Comunicação
O estudo também revelou que os saltos dos golfinhos representam formas de comunicação da espécie (veja vídeo abaixo).
Golfinhos de Fernando de Noronha usam saltos para comunicação, aponta estudo
Os animais realizam movimentos variados, como rotações, piruetas, inversões e batidas de cauda e cabeça na superfície da água.
Embora turistas interpretem os saltos como brincadeiras ou interações, pesquisadores afirmam que os movimentos fazem parte de um sofisticado sistema de comunicação entre os próprios golfinhos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
d
Adicionar aos favoritos o Link permanente.