
Operação apreende e destrói canos de motocicletas adulterados, em Cardoso Moreira
A Polícia Civil de Italva, o 29º Batalhão de Polícia Militar , a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Pública de Cardoso Moreira realizaram, neste fim de semana, mais uma etapa da Operação Sossego para coibir a poluição sonora, com apoio do Ministério Público.
Na ação, cerca de 20 escapamentos adulterados de motocicletas, conhecidos como torbais, foram apreendidos e destruídos em espaço público. A medida teve autorização da Justiça de Italva com apoio do promotor de Justiça dr. Marcelo Alvarenga.
De acordo com o delegado da 148 DPª, em Italva, Dr. Rivelino Bueno, quando uma moto com sinais de escapamento irregular é apreendida pela PM ou pela Guarda Municipal, o veículo é levado para a delegacia e passa por perícia.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Caso esteja regularizado, o dono pode retirar a motocicleta após trocar o equipamento pelo original. Os canos adulterados ficam retidos e são destruídos. Já motos com chassi, motor ou placa adulterados são apreendidas e enviadas a leilão.
Além das apreensões, as equipes também realizam ações educativas, orientando condutores sobre os riscos e penalidades do uso de peças irregulares.
A Secretaria de Segurança Pública de Cardoso Moreira informou que a operação tem sido feita com frequência e já trouxe resultados, como a redução do barulho em áreas residenciais.
Segundo o comandante do 29º BPM (4ªCia), coronel Fabiano Souza, muitas operações são motivadas por denúncias da população, principalmente por incômodo em locais próximos a hospitais e unidades de saúde. O barulho, segundo ele, prejudica especialmente crianças, idosos e pessoas com transtorno do espectro autista.
“Os detidos acabam cometendo infrações de trânsito e administrativas, além de importunar o sossego dos moradores. Não vamos permitir! Somamos forçar com a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Segurança Pública Municipal, além do Ministério Público e Justiça em ações para combater baderneiros. Contamos também com a população denunciando”, enfatizou o comandante
Denúncias sobre motos irregulares ou “rolezinhos” podem ser feitas pelo WhatsApp do 29º BPM, por meio de mensagens de texto ou áudio pelo (22) 3822-1177. A Polícia garante o anonimato.
Equipe recolheu cerca de 20 peças irregulares de motocicletas
Thiago Vaz/Divulgação