
Motociclista que empinava moto atropela idoso no bairro Guarani
O motociclista de 23 anos que atropelou e matou Manuel Messias da Costa, de 87 anos, foi indiciado por três crimes de trânsito em Uberlândia. Se condenado, ele pode pegar até oito anos de prisão. As informações foram divulgadas em coletiva da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (19).
O atropelamento ocorreu no dia 11 de agosto no Bairro Guarani. Além de ser inabilitado, o rapaz empinava o veículo no momento do acidente. Veja o vídeo acima.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Marcelo Gonçalves de Oliveira, o motociclista foi indiciado por condução exibindo manobra perigosa resultando em morte, fuga do local de acidente sem prestar socorro e direção sem habilitação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
O inquérito já foi encaminhado ao Poder Judiciário. O indiciado, que não teve o nome divulgado pela polícia, continua preso em uma unidade prisional da cidade de Pirapora (MG), no Norte do estado.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao empinar a motocicleta, o condutor infringiu o Art.175, que classifica como infração gravíssima a realização de manobras perigosas com o veículo. Mas somado ao fato de o idoso ter morrido no acidente, o caso pode ser enquadrado como homicídio culposo na direção, conforme o Art. 302.
Além disso, a pena em caso de condenação pode ser agravada por circunstâncias como a ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a omissão de socorro à vítima.
A punição prevista para homicídio culposo no trânsito é de dois a quatro anos de detenção, com suspensão ou proibição do direito de dirigir, dependendo do caso. Considerando as demais infrações, a pena do motociclista pode chegar a até 8 anos de prisão.
Motociclista inabilitado empinava moto em Uberlândia
Câmeras de segurança registraram o motociclista que atropelou o idoso de 87 anos empinando a moto no momento do acidente. O atropelamento ocorreu no cruzamento das ruas Clássica e Tango. O idoso não resistiu aos ferimentos graves e morreu.
Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor caiu após o impacto, se levantou rapidamente e fugiu do local sem prestar socorro à vítima.
Ponto a ponto do vídeo
O motociclista conduzia a moto enquanto a empinava na Rua Clássica;
No mesmo momento, alguns metros a frente, o idoso atravessava a rua;
Durante a travessia, o idoso foi atingido pela moto;
O motociclista caiu no chão, mas segundo a PM, levantou e fugiu sem prestar socorro.
Rapaz foi preso após se esconder na casa da mãe
Moto usada pelo motociclista era registrada no nome da mãe dele
João Ricardo Camillo/TV Integração
De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM), Jorge de Almeida Couto, o motociclista foi encontrado em Pirapora, no Norte do estado, na terça-feira (12). O suspeito foi preso após a PM receber uma denúncia anônima que contava que o motociclista estava na casa de familiares na cidade.
Nesta terça-feira (19), durante entrevista à imprensa, o delegado de Polícia Civil confirmou que o rapaz se escondia na casa da mãe. Ele continua preso no Norte de Minas e à disposição da Justiça.
A moto usada no momento do acidente foi apreendida em Uberlândia e levada para o pátio credenciado.
LEIA TAMBÉM:
Idoso morre atropelado ao atravessar pela faixa de pedestres
VÍDEO: Idoso morre atropelado duas vezes em 90 segundos
Motorista que atropelou menino de 8 anos com van escolar irregular é indiciado em Uberlândia
Aumento dos acidentes de trânsito em Uberlândia
Ainda durante a coletiva de imprensa, o delegado regional de Polícia Civil, Gustavo Anai, destacou que a quantidade de acidentes de trânsito tem chamado atenção na cidade, nos últimos meses.
“Identificamos, neste trimestre, um aumento entre 5% e 8% nos casos de acidentes de trânsito na cidade, tanto com vítimas quanto sem vítimas, em comparação ao período anterior”, afirmou o delegado.
Motociclista continuou empinando moto até atropelar idoso na Rua Clássica
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas