‘Melhor fazer doce do que ser advogada’: mulher larga profissão e encontra felicidade na casca do limão


Aprenda a fazer doce de casca de limão galego com queijo
Doce de casca de limão galego com queijo. Já experimentou? Essa é a especialidade de uma doceira sul-mato-grossense que largou a carreira de advogada para se dedicar a um amor que vem de família.
Carla Rodrigues, de 53 anos, mora em Camapuã (MS), se formou em Direito com pós-graduação em Direitos Humanos. Mas foi nas receitas caseiras da família que encontrou um novo destino para sua vida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Muitas lembranças. Ela fazia doce de mamão com abacaxi, fazia o doce de cajá-manga com banana para esperar os bisnetos. Meu avô que tinha os tachos de melado e ele ia colocando o mamão lá, fazendo o mamão com rapadura mesmo. Tantas delícias que estão no passado e que eu estou tentando trazer para os dias de hoje”, relembra Carla.
A produção começou depois que Carla e o marido, Vilmar Rodrigues, decidiram deixar Campo Grande, onde viviam, para começar uma nova vida em uma fazenda em Camapuã (MS), distante cerca de 140 Km.
As dificuldades em manter as despesas da área levaram a advogada a desenvolver as receitas, que começaram com produção mensal de 45 potes de doces.
Hoje, quatro anos depois, a doceira ampliou o espaço e produz mais de 50 receitas de doces caseiros, totalizando 1,5 mil potes por mês. Metade deles é de casca de limão galego com queijo.
“Uma coisa eu te garanto, melhor fazer doce do que ser advogada”, brinca Carla.
Carla Rodrigues, de 53 anos, é formada em Direito e deixou a profissão para se dedicar aos doces.
Reprodução/Globo Rural
Herança de família
Além da bisavó, Carla também aprendeu com a sogra, Wilma Rodrigues, de 93 anos, receitas que hoje compõem suas vendas. Entre elas, um doce de mamão enrolado e costurado, que Wilma aprendeu com a mãe.
“Me sinto com bastante honra de ter capacidade de ensinar ela e ela aceitar eu ensinar. É uma excelente aluna”, conta a sogra.
A matéria-prima para os doces nasce no próprio quintal, vem direto do pomar. Manga, mamão, goiaba, laranja, limão, tudo vira doce na cozinha de Carla.
O marido Vilmar e o neto Pedro ajudam na colheita, cuidando para não se machucar com os espinhos.
“O espinho é doído e ele é compridinho, no outro dia amanhece tudo encaroçado, tudo inflamado. Mas eu fico feliz, estamos aí na caminhada. Vamos indo para a frente, vender mais. Mas tá bom, tá dando certo”, conta Vilmar.
O apoio das filhas
Carla conta que a decisão em deixar a carreira de advogada veio após o término da faculdade das duas filhas, que também tiveram papel importante na visibilidade e venda dos doces da mãe.
Uma delas, Beatriz Rodrigues, que é dentista, ajudava vendendo os doces aos pacientes. A outra, Thairine Rodrigues, enfermeira, tinha como clientes médicos, enfermeiros e outros colegas de trabalho do posto de saúde onde atua.
“Minha mãe é uma guerreira. Minha mãe e meu pai, com todas as dificuldades, conseguiram formar eu e minha irmã. Sou muito orgulhosa dos meus pais, muito mesmo”, se emociona Thairine.
A mãe, para Beatriz, é sinônimo de inspiração. ““Minha mãe é fonte de determinação pra gente, exemplo de família, de tudo”.
A receita
A história de Carla, e a receita do doce da casca de limão galego com queijo, foram destaque de uma reportagem do Globo Rural exibida no domingo (17). Abaixo você confere como preparar o doce.
Ingredientes
1 kg de limão
4 litros de água
3,5 kg de açúcar
1 kg de queijo curado ralado
8 ovos
Modo de preparo
Limão:
Higienize os limões, corte-os ao meio, e os cozinhe por 40 minutos, até a polpa se soltar.
Depois de esfriar, use uma colher para retirar a polpa.
Deixe o limão sem a polpa descansando em outro recipiente com água por um dia.
Coloque as cascas de limão na calda e cozinhe por mais 40 minutos.
Queijo:
Misture o queijo e os ovos até ter uma massa homogênea.
Faça bolinhas e cozinhe por 20 minutos na calda, feita usando 1 litro de água e 500 g de açúcar.
Junção de limão e queijo:
Faça a calda para o doce pronto usando 1 litro de água com 2 kg de açúcar;
Coloque as bolinhas de queijo dentro da casca de limão e mergulhe na calda.
Doce de casca de limão galego com queijo.
Reprodução/Globo Rural
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.