
Imagens mostram como deve ficar o novo corredor metropolitano de Curitiba
A ordem de de serviço para implantação do Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, também chamado de novo Contorno Sul, será assinada nesta segunda-feira (18), segundo o Governo do Paraná.
A obra será um prolongamento da PR-423 e liga a BR-476, em Araucária, com a BR-116, na divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande.
Conforme o governo, o investimento é de R$ 336 milhões, com prazo de execução estimado em 30 meses após a liberação definitiva do licenciamento ambiental.
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Segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o novo corredor vai encurtar distâncias entre o norte, sul e sudeste do estado, sem necessidade de passar pelo atual Contorno Sul de Curitiba, hoje sobrecarregado de veículos.
Como será a obra
Com 9,5 quilômetros de extensão em pista duplicada de concreto rígido, o novo traçado terá sete obras de arte especiais (OAEs), entre elas:
viaduto na interseção com a BR-116;
viaduto sobre os dutos da Transpetro (REPAR I e REPAR II);
viaduto sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida;
trincheira na Rua Ismael de Almeida;
ponte sobre o Rio Barigui;
viaduto sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri.
Todo o trajeto também contará com ciclovia.
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Projeto do Novo Contorno Sul de Curitiba
Reprodução
Duplicação da PR-423 começa em paralelo nesta segunda (18)
Além do novo corredor, começaram nesta segunda-feira (18), as obras de duplicação de 26 quilômetros da PR-423, rodovia que liga Araucária a Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizada pela concessionária Via Araucária.
Conforme a concessionária, a PR-423 é um dos principais corredores logísticos da região e funciona como alternativa ao tráfego pesado pelo perímetro urbano da capital. O trecho conecta a BR-476, em Araucária, às BR-277 e BR-376, em Campo Largo.
Na primeira etapa, será duplicado o trecho entre os quilômetros 9 e 35 da rodovia, com implantação de novos dispositivos de acesso e retorno em desnível. Veja trechos:
Km 10+550: ligação da Av. das Nações com a Rua Luz Armando Ohpis, em Araucária;
Km 12+800: acesso à Rua Cesário Furman;
Km 20 e km 24: retornos;
Km 34+000: dispositivo em desnível na Rua Teodoro Augustyn;
Km 35+200: ligação da Av. Fritz Ervin Schmidt à Rua Dom Pedro II, em Campo Largo.
A autorização foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), e a previsão é que o trabalho seja concluído em fevereiro de 2027.
Segundo a concessionária, a rodovia contará com duas pistas em cada sentido, acostamento, canteiro central e iluminação em pontos estratégicos, o que deve reduzir significativamente os riscos de acidentes.
Duplicação de 26 quilômetros na PR-423 começa hoje
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