Zelensky pode terminar a guerra quase imediatamente ou continuar lutando, diz Trump às vésperas de encontro com ucraniano


Europa reafirma apoio á Ucrânia e lembra de acordos descumpridos pela Rússia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando”.
A declaração foi feita na rede Truth Social, neste domingo (17), dia anterior ao encontro dos dois líderes na Casa Branca para discutir o confronto (veja mais abaixo).
Trump, que desde julho intensificou as declarações em defesa de um cessar-fogo rápido, reiterou pontos que considera inegociáveis: a permanência da Crimeia sob controle russo e a exclusão da Ucrânia da Otan.
“Lembre-se de como tudo começou. Sem a Crimeia de Obama (12 anos atrás, sem um único tiro disparado!), e SEM A ENTRAR NA OTAN PELA UCRÂNIA. Algumas coisas nunca mudam!!!”, disse Trump, na rede social, em referência à anexação da península pela Rússia em 2014, durante o governo de Barack Obama.
A declaração ocorre no momento em que a Casa Branca pressiona Kiev a aceitar concessões territoriais para encerrar o conflito, iniciado em fevereiro de 2022 e que já dura três anos e meio.
O governo de Kiev, por sua vez, tem insistido que não aceitará abrir mão de territórios nem abandonar o objetivo de integração à Otan, apesar da pressão internacional.
Intensificação de discussões diplomáticas sobre guerra na Ucrânia
Nesta segunda-feira (18), Zelensky vai à em Washington para se reunir com Trump. O encontro acontece dois dias depois de Trump se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, e declarar ter visto “grande progresso” em direção ao fim da guerra.
Zelensky não estará sozinho. Na reunião, será acompanhado por sete líderes europeus.
É a segunda vez que Trump e Zelensky se reúnem desde o início da guerra. O primeiro encontro, realizado em fevereiro, terminou de forma abrupta após o republicano adotar um tom considerado ríspido e pouco diplomático na conversa com o presidente ucraniano.
O que cúpula do Alasca significa para Trump, Putin e Zelensky em 6 pontos.
Getty Images
Trump colocará à mesa a proposta discutida com Putin em Anchorage. Segundo fontes ouvidas pela imprensa americana e europeia, a ideia russa envolve congelar as linhas de frente atuais em troca de reconhecimento internacional da anexação da Crimeia e de áreas ocupadas no Donbas e em Zaporizhzhia.
Entenda a ocupação russa na Ucrânia
Arte/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.