
Feira de Santana confirma primeira morte por dengue em 2025
Reprodução/TV Subaé
Foram registrados 750 acidentes de trabalho em Feira de Santana e outros 26 municípios da região, até julho deste ano. Destes, 287 ocorreram somente na segunda maior cidade da Bahia.
Os dados são do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que cobre a área. Segundo o órgão, no mesmo período de 2024, foram 757 registros, sendo 445 em Feira de Santana.
Apesar da redução nos números, o órgão chama atenção para a incidência de ocorrências envolvendo trabalhadores sem equipamentos de proteção individual (EPIs). Levando em conta todo o ano de 2024, o Cerest contabilizou 1.345 acidentes.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Segundo a coordenadora do Cerest em Feira, Verena Liberal, o trabalho do órgão vai além da prevenção e cuidado, incluindo também promoção da saúde e monitoramento de dados.
“Todo ambiente de trabalho deve ter condições para que o indivíduo realize suas atividades em segurança, evitando adoecimento ou acidentes. As normas regulamentadoras estão aí para que empregadores e trabalhadores façam valer orientações como o uso obrigatório de equipamentos de proteção pessoal e coletiva”, informou Verena, em entrevista à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região.
Principais causas
Cerca de 287 acidentes de trabalho são registrados na região de Feira de Santana
Conforme apontou Verena, os tipos mais comuns de acidentes registrados envolvem quedas de altura, especialmente na construção civil, incidentes com maquinários e ocorrências com materiais biológicos ou perfurocortantes.
A coordenadora destacou ainda que o Cerest tem intensificado inspeções em ambientes e processos de trabalho para identificar e eliminar riscos.
“Buscamos verificar o que, naquele ambiente, pode representar risco potencial para adoecimento ou acidentes, e orientar sobre as medidas necessárias”, disse.
Homem esmagado
Homem morre em acidente de trabalho após ser esmagado por trator
Brigada Anjos Jacuipenses
Fora dos dados já contabilizados pelo órgão neste ano, porém vítima de um acidente de trabalho, José Trabuco do Carmo, de 52 anos, morreu esmagado por um trator, no dia 14 de agosto.
O acidente aconteceu na zona rural de Riachão do Jacuípe, a aproximadamente 80 km de Feira de Santana. Segundo informações da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, o homem realizava um serviço com o trato, quando a máquina tombou em uma vala e caiu em cima dele.
Os brigadistas informaram que precisaram utilizar cabos de aço e tesoura hidráulica para suspender o veículo e retirar a vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito.
Conforme informou a Polícia Civil (PC), o caso foi registrado na delegacia da cidade como acidente de trabalho. A unidade expediu as guias para remoção e perícia do corpo.
LEIA MAIS:
Casos de violência contra a mulher caem 2,5% em Feira de Santana, mas delegada aponta possibilidade de subnotificação nas denúncias
Feira de Santana registra queda de quase 30% nos crimes violentos no 1º semestre de 2025
Oito pessoas morrem em acidentes no fim de semana em Feira de Santana e cidades da região
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻