Programa de Educação Integral de Oriximiná é selecionado em edital do MEC de projetos pedagógicos


Programa de educação em tempo integral no contraturno já apresenta resultados positivos em Oriximiná
Arquivo / Semed
O Programa Municipal de Educação Integral no Contraturno (PMEIC) de Oriximiná, oeste do Pará, foi selecionado no Edital nº 2/2025 – Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA, no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A iniciativa oriximinaense foi classificada no eixo Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas e reconhecida como referência nacional, competindo com projetos de todo o país. O PMEIC se destacou pela qualidade, relevância social e contribuição para a equidade da educação pública, especialmente no contexto amazônico.
Instituído pela Lei Municipal nº 9.471/2022, o programa foi criado como estratégia para enfrentar desigualdades educacionais e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Atualmente, atende 4.735 estudantes em 50 escolas da rede municipal, abrangendo áreas urbanas e rurais, incluindo comunidades ribeirinhas, planaltinas, quilombolas e indígenas.
Alunos de escolas de tempo integral participam de projetos
Arquivo / Semed
As ações priorizam estudantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades no contraturno escolar que integram reforço em Língua Portuguesa e Matemática a práticas culturais, esportivas, ambientais e tecnológicas.
Por ter sido selecionado no edital, o município participará de ações de difusão promovidas pelo MEC, entre elas:
Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras – evento presencial nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, em Belo Horizonte (MG);
Mapa de Experiências – inclusão do PMEIC em repositório interativo nacional, como referência para outras redes de ensino;
Livro: Caderno de Narrativas – publicação em e-book oficial do MEC, com sistematização em parceria com pesquisadores da UFMG;
Rede de Trocas – intercâmbios formativos com outras redes de ensino, de março a dezembro de 2026.
No contraturno, alunos participam de diversas atividades
Arquivo / Semed
Para a secretária municipal de Educação, Ivana Maria Pereira de Souza, o reconhecimento é reflexo direto do engajamento de toda a comunidade escolar. “Esse reconhecimento é fruto do comprometimento de nossas equipes gestoras, técnicas, pedagógicas, e de professores, estudantes e famílias. Isso é a prova de que, mesmo em um território desafiador como o nosso, é possível oferecer educação pública de qualidade e com equidade”, destacou.
Desde que foi implementado no município o programa já apresentou resultados positivos, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre eles: avanços expressivos na leitura, escrita e habilidades matemáticas, além do fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.