
Mostra Ítalo-Brasileira relembra imigração italiana em Poços de Caldas
A cidade de Poços de Caldas (MG) recebe até o dia 24 de agosto a Mostra Internacional sobre a imigração italiana, em cartaz nas Thermas Antônio Carlos. A exposição apresenta 21 painéis com fotos, documentos e informações que reconstroem a trajetória dos italianos que chegaram ao Brasil a partir de 1874.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Organizada pelo Museu da Imigração de São Paulo, pelo Museu da Imigração de Gênova e pelo Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, a mostra já percorreu outras cidades e agora destaca a relevância histórica e cultural da comunidade italiana no Sul de Minas.
Segundo o presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, Vítor Marquese, a proposta é “conservar na memória a imigração italiana, que tantos benefícios trouxe para o Brasil e, principalmente, para a nossa região”. Ele lembra que, em Poços de Caldas, cerca de 60% dos comércios pertencem a descendentes e que a cidade abriga entre 30 e 40 mil pessoas com raízes italianas.
“É muita gente e nós não podemos esquecer os nossos antepassados. Eles vieram para cá, eles ajudaram o crescimento do nosso país, da nossa região principalmente”, afirmou.
Poços de Caldas recebe exposição ítalo-brasileira em homenagem aos 150 anos da imigração italiana
EPTV/Reprodução
A mostra também explica os motivos que levaram os imigrantes a deixarem a Itália, as condições da viagem e as primeiras experiências no Brasil, incluindo documentos originais da época. A visitação é gratuita e acontece de quarta a domingo, no espaço das Thermas Antônio Carlos.
Além da exposição, a cidade se prepara para celebrar a cultura italiana em outubro, com a festa temática que será realizada entre os dias 3 e 5, na Praça do Palace Hotel.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas