Nova Orla do Gonzaguinha é premiada como uma das melhores áreas para caminhada no Brasil


Orla no litoral de SP é reconhecida como uma das melhores áreas para caminhada no Brasil
Prefeitura de São Vicente
A Nova Orla do Gonzaguinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi eleita uma das três melhores áreas para a prática de caminhada no Brasil, segundo o Instituto Caminhabilidade. O projeto vicentino foi reconhecido na 3ª edição do Prêmio Cidade Caminhável, ficando atrás apenas das iniciativas de reurbanização de Natal (RN) e Sobral (CE).
Com 2 km de extensão, a orla passou por uma reurbanização, transformando o espaço em um ponto de lazer e turismo, com calçadas acessíveis, áreas para contemplação e equipamentos como os píeres do Pelé e dos Apaixonados, além da Fonte das Crianças.
Outros dois projetos da cidade entraram no top 10 nacional da premiação: o Boulevard Martim Afonso, no Centro, em 5º lugar, e a reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães, no bairro Rio Branco, que ficou na 6º colocação.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o Instituto Caminhabilidade, o projeto no Gonzaguinha recebeu nota 5, a pontuação máxima na categoria “priorização do caminhar” — único entre os inscritos. O local também ganhou nota 4 em “potencial de impacto”, 4 em “participação social”, 3,5 em “colaboração” e 3,5 em “inovação”, terminando em 4 como média final.
Premiação
O Prêmio Cidade Caminhável reconhece iniciativas inovadoras buscando incentivar a caminhada nas cidades brasileiras. A edição de 2025 avaliou 57 projetos de 38 cidades, distribuídos entre as categorias cidades pequenas, médias e grandes.
Cada projeto foi avaliado por jurados de forma independente, com notas de 1 a 5, seguindo os critérios: caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação, todos com peso igual.
A primeira colocação na categoria cidades médias (municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes) ficou com o projeto de Reurbanização do Contorno, em Natal (RN) que recebeu nota média de 4.15. Já em segundo lugar, está o Projeto Piloto – Sumaré, em Sobral, no Ceará, com nota final 4.1.
Obras de revitalização
Segundo a administração municipal, a revitalização na cidade também se estendeu a áreas comerciais como o Boulevard Martim Afonso e a Avenida Ulisses Guimarães, que ganharam mais acessibilidade, conforto e atratividade para consumidores e comerciantes.
O conceito aplicado nas obras está sendo replicado em outros pontos da cidade, como o novo Deck dos Pescadores, que terá pista de caminhada e ligação com a região do Gonzaguinha, dentro do programa São Vicente de Cara Nova.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.