
Ministro Alexandre de Moares se encontra com o influencer Mizael Silva, dono do personagem “advogado de Alexandre de Moraes”, no STF, nesta quarta-feira (13).
Nayara Felizardo/g1
Alvo recorrente de ataques do governo de Donald Trump, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não deixou de lado a sua situação nos Estados Unidos ao se encontrar com o influencer Mizael Silva, humorista dono do personagem ‘advogado de Alexandre de Moraes’, em Brasília, nesta quarta-feira (13).
“Você tá bem de advogado, estou precisando mesmo […] para me defender nos EUA”, disse o magistrado ao cumprimentar o humorista durante encontro com influenciadores digitais promovido pelo STF.
“O visto vai ser renovado”, respondeu Mizael no mesmo tom de brincadeira. Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos após o governo Trump revogar o visto do ministro e aplicar a lei Magnitsky, ao dizer que o Supremo faz uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O encontro oficial do ministro com seu advogado fictício foi no Salão Branco do STF e marcou o início do evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, em iniciativa para aproximar o Poder Judiciário de diversos segmentos da sociedade.
Mizael Silva, que faz sucesso com seus vídeos na internet e tem 3,7 milhões de seguidores no Instagram, é um dos 26 influencers convidados para participar de palestras e rodas de conversa com Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Carmem Lúcia.
Encontro no STF com influencers, em 13 de agosto de 2025.
Nayara Felizardo/g1
‘Advogado de Moraes’
Segundo Mizael, o personagem de advogado de Alexandre de Moraes surgiu por acaso, depois que o nome do ministro começou a repercutir na internet. “Eu já fazia um advogado nos meus vídeos. Uma vez, acrescentei que era advogado do ministro e a reação foi enorme. Até hoje, tem gente que acredita que sou mesmo. Alguns me xingam, outros gostam”, diz o influenciador.
Após o encontro de Moraes com o humorista, os influencers fizeram fotos com os outros ministros, acompanharam o início da sessão plenária e fizeram uma tour pelo STF.
Na agenda, ainda tem bate-papos com os ministros sobre polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial, combate à desinformação e influência responsável.
De acordo com o STF, a proposta do evento é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais.
Influencers e a imagem do STF
Ao longo dos dois dias, os influencers vão compartilhar a experiência no STF em tempo real com seus públicos. Juntos, os convidados somam mais de 18 milhões de seguidores só no Instagram. Muitos deles também produzem conteúdos para o YouTube e o Tiktok.
De acordo com os dados do STF, em 2024, a primeira edição ampliou em 30% a imagem positiva do STF na imprensa, foi tema de mais de 400 conteúdos produzidos pelos influencers durante a sua realização e gerou collabs posteriores no Instagram.
Tudo isso fez com que as mensagens-chave do STF chegassem a até 80% de não seguidores do perfil @supremotribunalfederal, alcançando públicos que normalmente não seriam alcançados.
Pesquisa Datafolha divulgada no dia 5 de agosto mostra que 36% dos brasileiros reprovam o desempenho do STF.
A reprovação subiu oito pontos percentuais e superou a aprovação em relação à pesquisa anterior, realizada em março de 2024.
Na época, 28% consideravam o trabalho do STF ruim ou péssimo e 29% bom ou ótimo. Agora 29%, aprovam – 31% consideram regular.
Veja a lista dos influencers que participam do evento:
Alexandre Simone e Lucas Galdino
Anaterra Oliveira
Antonio Tabet
Beatris Brantes
Beta Boechat
Biel Braga
Cecília Dassi
Deia Freitas
Fred Nicácio
Jackson Augusto
Jooj Natu
Laila Zaid
Luana Xavier
Marco Viricimo e Vitor Vogel
Mizael Silva
Nando Gald
Nath Finanças
Pedro Henrique França
Rafa Xavier
Reinaldo Heleno
Sabrina Fidalgo
Sara do Vale
Yuri Marça