PM do Bope é baleado na Cidade de Deus; operação teve quatro mortos e vias obstruídas por ônibus


Tráfego momentaneamente fechado na Avenida Ayrton Senna
Reprodução/RJ2
Um PM foi baleado na tarde desta quarta-feira (13) na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Desde a manhã, agentes da corporação estão na região em uma operação para conter o avanço do Comando Vermelho.
O agente é do Bope e participava de um cerco em uma área de mata para onde fugiram bandidos. O policial foi ferido no braço e não corre risco de morrer.
A ação teve quatro suspeitos mortos e foi seguida por protestos e ônibus tomados como barricadas. No início da tarde, a Linha Amarela e a Avenida Ayrton Senna a ser fechada momentaneamente pela polícia.
Também durante a ação, sete homens foram presos, três menores foram apreendidos e armamentos como 2 fuzis, 3 pistolas e um revólver foram apreendidos.
Polícias Civil e Militar fazem operação na Cidade de Deus e na Gardênia Azul
Moradores da Cidade de Deus e da Gardênia Azul relataram um intenso tiroteio já no fim da madrugada e afirmam que blindados circulam pelas comunidades desde cedo.
Pela manhã, criminosos também tentaram fechar a Avenida Ayrton Senna com uma barricada em chamas, mas o bloqueio foi logo desfeito.
No início da tarde, criminosos tentaram bloquear a Rua Edgard Werneck, dessa vez, utilizando um ônibus (veja abaixo). A polícia chegou rapidamente ao local e conseguiu liberar a via.
Durante a tarde, a Linha Amarela chegou a ficar fechada por conta de protestos, mas depois foi reaberta.
Ônibus são usados para fechar vias na Cidade de Deus após operação
Criminosos tentaram bloquear a Rua Edgard Werneck com ônibus
Reprodução/TV Globo
Outras nove linhas precisaram desviar o itinerário (veja a lista mais abaixo). O Globocop também registrou algumas pessoas correndo dentro da comunidade.
Os criminosos também usaram pneus em chamas como barricada para tentar conter a ação policial.
Grupo é flagrado correndo dentro da Cidade de Deus
Reprodução/TV Globo
7 presos
Até a última atualização desta reportagem, sete pessoas haviam sido presas — duas com mandados de prisão em aberto e uma foragida da Bahia. Entre os presos, estavam dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, o Matuê.
Um dos presos é um homem baleado e levado sob custódia para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Não há informações sobre o seu estado de saúde. Segundo a polícia, ele é apontado como ladrão de cargas e teria participado do roubo de uma procuradora de Justiça.
Entre os detidos, está também uma mulher flagrada filmando a movimentação policial e enviando os vídeos para traficantes.
Três menores foram apreendidos. Além disso, outros dois suspeitos morreram em confronto com a polícia.
Um cachorro sem raça definida foi baleado na barriga durante uma troca de tiros. Equipes de resgate prestaram os primeiros socorros e encaminharam o cão para uma clínica veterinária na Barra da Tijuca.
Durante a ação, os policiais apreenderam drogas, 2 fuzis, 3 pistolas, 1 revólver, 2 granadas e 1 caderno com anotações do tráfico.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Objetos foram queimados na pista lateral da Avenida Ayrton Senna
Reprodução/TV Globo
A Operação Contenção busca forçar o recuo da facção criminosa e retomar o controle da área.
Segundo as autoridades, a comunidade tem registrado confrontos constantes provocados por tentativas de ocupação territorial por parte de traficantes ligados ao CV.
Além de tentar impedir o avanço da facção, a operação também busca cumprir mandados de prisão e coletar provas que ajudem a desarticular estrutura criminosa na região. O foco está na quebra da logística, do financiamento e da atuação operacional do grupo.
A operação conta com o apoio de unidades de inteligência da Polícia Militar, como a Subsecretaria de Inteligência (SSI), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o 18º BPM (Jacarepaguá), além dos setores de inteligência da Polícia Civil, incluindo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e a 22ª DP (Penha).
Duas unidades de saúde da região suspenderam o atendimento nesta manhã. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 11 escolas foram afetadas pela operação na Cidade de Deus, enquanto outras 6 unidades também tiveram as atividades impactadas na Gardênia Azul.
Um policial do Comando de Operações Especiais (COE) na localidade conhecida como Karatê, na Cidade de Deus
Divulgação
Blindados da PM são usados na operação
Reprodução/TV Globo
Linhas desviadas na Cidade de Deus
O Rio ônibus informou que, além do ônibus usado como barricada na Rua Edgar Werneck, nove linhas tiveram que desviar seus itinerários.
São elas:
348 Riocentro x Candelária
353 Gardênia Azul x Term. Gentileza
368 Riocentro x Candelária
600 Taquara x Saens Peña
611 Camorim x Del Castilho
691 Cidade de Deus x Méier
861 Curicica x Rio das Pedras
900 Merck x Downtown
990 Merck x Joatinga
Adicionar aos favoritos o Link permanente.