
Dia Mundial da Juventude é celebrado em 12 de agosto
Canção Nova
Começa nesta quarta-feira (13), a programação do Mês da Juventude em Santarém, no oeste do Pará, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado mundialmente no dia 12 de agosto. A agenda inclui palestras, eventos culturais, homenagens e ações voltadas para jovens de 15 a 29 anos, público definido pelo Estatuto da Juventude.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o membro do Conselho Municipal da Juventude, Hermes Bessa, agosto será dedicado a valorizar e colocar a juventude em evidência, com atividades promovidas em parceria com diversos conselhos municipais e instituições. A abertura oficial ocorre nesta dia 13, às 15h, na Câmara Municipal, com uma sessão especial e homenagem a 30 pessoas e entidades. À noite, às 19h30, haverá uma live da Associação Nacional de Sociólogos.
A programação segue na próxima semana com palestras em escolas rurais entre 18h e 22h, no dia 21 haverá atividades no Parque da Cidade com alunos da Escola Aparecida, e no dia 24, uma missa voltada para a juventude na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, com expectativa de reunir cerca de 4 mil pessoas. No dia 25, acontece a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude, no plenarinho da Câmara.
O encerramento será no dia 30, na Praça Tiradentes, com o “Dia a Dia da Juventude”, das 18h às 22h, que contará com o lançamento do ID Jovem, documento que garante benefícios para jovens, e a Feira do Jovem Empreendedor, reunindo cerca de 10 empreendedores locais, além de serviços de saúde e outras atividades culturais.
No contexto nacional, a Secretaria Nacional da Juventude trabalha na elaboração do Plano Nacional da Juventude, previsto para ser concluído até dezembro, e na ampliação do acesso ao ID Jovem. Em Santarém, está prevista a construção do Plano Municipal da Juventude, com validade de 10 anos, para garantir em lei as políticas públicas voltadas aos jovens.
Diversas ações serão realizadas em alusão ao Dia Internacional da Juventude
Em entrevista no Bom Dia Tapajós, Hermes Bessa apontou desafios como a redução de acidentes de trânsito envolvendo jovens motociclistas, o enfrentamento à violência que atinge, principalmente, jovens negros e de baixa renda, e a necessidade de manter os jovens na escola. Por outro lado, destacou o crescimento do empreendedorismo entre a juventude santarena, que busca novas oportunidades no mercado de trabalho e iniciativas próprias. (veja o vídeo acima)
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região