Virgílio Oliveira é aprovado por comissão de deputados para administrar Fernando de Noronha


Virgílio Oliveira foi falou das prioridades em Noronha
Tauã Leandro/Divulgação
O advogado Virgílio Oliveira teve o nome aprovado, por unanimidade, na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para assumir o cargo de administrador geral de Fernando de Noronha. A reunião foi realizada nesta terça-feira (12).
Antes da votação, os deputados realizaram uma sabatina para avaliar o indicado. Virgílio ocupa o cargo de administrador adjunto desde maio.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A indicação foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSD) no fim de março, mas a análise atrasou. O prazo regimental é de 15 dias, porém a votação foi adiada por causa de um impasse no pagamento das emendas impositivas de 2024.
Com o pagamento das emendas resolvido, a sabatina foi marcada. Virgílio é filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), que também esteve na reunião.
O indicado apresentou as prioridades nas áreas de turismo, social, educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde.
Saúde
Ele anunciou a implantação de uma casa de apoio à saúde no Recife, com um setor exclusivo para gestantes de Noronha. “Elas serão mais acolhidas e terão todo o acompanhamento médico necessário”, disse.
Sabatina de Virgílio Oliveira foi realizada na Comissão de Justiça da Alepe
Tauã Leandro/Divulgação
Virgílio também quer viabilizar uma aeronave baseada na ilha para o transporte de pacientes ao continente.
“Conversei com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a possibilidade de manter um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em Noronha para esse transporte. Estamos determinados a conseguir a aeronave, seja com recursos próprios ou por outras alternativas”, afirmou.
Na educação, ele citou apoio para crianças atípicas e cursos de capacitação para formar mão de obra local.
O indicado também planeja contratar salva-vidas para as praias e instalar pontos de internet rápida e gratuita em áreas turísticas.
Ele disse, ainda, que vai buscar recursos para o recapeamento da BR-363 e a pavimentação das estradas vicinais com blocos intertravados.
Após apresentar as propostas, Virgílio teve o nome aprovado na comissão. A indicação segue agora para votação no plenário ainda nesta terça-feira (12).
Thallyta Figueirôa foi exonerada do cardo de administradora da ilha no final de janeiro. A governadora chegou a indicar Walber Santana para o cargo, mas desistiu da nomeação e escolheu Virgílio Oliveira como substituto.
Veja abaixo vídeo de Virgílio Oliveira ao chegar em Fernando de Noronha após nomeação como administrador adjunto da ilha.
Virgílio Oliveira inicia trabalho como administrador adjunto de Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
e
Adicionar aos favoritos o Link permanente.