Turista de 13 anos é resgatada após reação alérgica grave a camarão em praia de Florianópolis


Turista de 13 anos é resgatada às pressas após reação alérgica grave a camarão em praia de SC
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Uma adolescente de 13 anos sofreu uma reação alérgica grave após comer camarão em um restaurante na Praia da Joaquina, em Florianópolis, na tarde de segunda-feira (11). A vítima, que é turista de Rondônia, foi resgatada com a ajuda do helicóptero Arcanjo.
A garota apresentava dificuldade para respirar, eritema generalizado (vermelhidão na pele), urticária e inchaço de glote, sintomas compatíveis com choque anafilático.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Os bombeiros atenderam a adolescente perto da praia, em um restaurante tradicional da região. Por conta da gravidade, os socorristas aferiram os sinais vitais da vítima e chamaram o helicóptero. Em poucos minutos, ela recebeu medicação, foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Infantil de Florianópolis.
Em nota, os bombeiros reforçaram a importância de que pessoas com histórico de alergias alimentares conhecidas informem previamente familiares, amigos e estabelecimentos sobre a condição.
“Sempre que possível, portem medicação de uso emergencial prescrita por profissional de saúde”, informou o Corpo de Bombeiros Militar.
O que é a alergia alimentar? É uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo a alguma substância. O sistema imunológico confunde um alimento específico com invasores e produz anticorpos contra ele. Essa resposta do organismo pode desencadear uma série de reações.
LEIA TAMBÉM:
Homem morre após sofrer choque anafilático ao comer camarão em Florianópolis
Homem é condenado por tentativa de homicídio durante proposta de swing
Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.