
Fiéis no Santuário do Senhor do Bonfim, em Natividade
Flaviana OX/Governo do Tocantins
O Dia do Senhor do Bonfim, comemorado em 15 de agosto, é uma data religiosa marcada por romarias, promessas sendo cumpridas e momentos de fortalecimento da fé para os católicos. A partir de 2025, essa data também será marcada por um feriado estadual pela primeira vez.
Após tramitar na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais aprovaram o feriado para a data, que rememora a tradição do Senhor do Bonfim no Tocantins desde o século XVIII até os dias atuais.
Com a aprovação na Assembleia, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) sancionou o texto que se transformou na Lei nº 4.509, de 25 de setembro de 2024. O feriado terá início neste ano.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
No texto, a justificativa para transformar a data tão significativa para os tocantinenses é a valorização das tradições religiosas e culturais do Estado; a promoção da integração sociocultural das comunidades locais; e o fomento ao segmento do turismo religioso como meio de interação e desenvolvimento social e de valorização do patrimônio cultural do Estado.
A data também passou a fazer parte do Calendário Cultural do Estado do Tocantins.
Com relação ao funcionamento do comércio em geral no estado, a convenção coletiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) de 2024 prevê o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual.
Entretanto, fica permitido o trabalho no comércio em geral, com a obrigação de pagamento de horas extras somente após o período normal de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Romaria do Senhor do Bonfim terá missas e show do padre Fábio de Melo, no Tocantins; veja programação
Romeiros caminham pelas estradas do Tocantins em devoção ao Senhor do Bonfim; veja dicas de segurança no trânsito
Tradição
A tradição do Bonfim teve início no ano de 1750, quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado, próximo à Natividade. Conforme a história popular, o vaqueiro levou a imagem para a cidade e, após ela desaparecer, reapareceu misteriosamente no mesmo local onde foi encontrada.
Desde então, a devoção ao Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Tocantins. Durante 12 dias, a festa reúne fiéis, turistas e peregrinos que movimentam a economia da localidade.
Tropeiros saem de Palmas rumo a Natividade para tradicional Romaria do Senhor do Bonfim
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.