
Pai transforma diagnóstico dos filhos em missão em Viamão
Desde o som da tesoura até os painéis sensoriais: tudo foi pensado com detalhes pelo barbeiro criador do projeto Corte Azul, um espaço adaptado dentro da sua barbearia para atender crianças autistas em Viamão.
A iniciativa, que já impactou centenas de famílias atípicas na Região Metropolitana de Porto Alegre, nasceu da experiência mais transformadora da vida de Jonathan Rodrigues Lima: a paternidade.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Esse espaço representa tanta coisa pra mim, mas, se eu pudesse decifrar em uma palavra, é recomeço”, diz Jonathan.
Barbearia de Jonathan Rodrigues Lima
Reprodução/ RBS TV
Ele é pai de Davi, de 9 anos, e Theo, de 1 ano e 10 meses, ambos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
🔍 Crianças atípicas são aquelas que apresentam algum tipo de desenvolvimento diferente do esperado para a idade.
“Quando veio esse diagnóstico, […] a gente recebe aquele luto: ‘puxa, um filho autista, o que eu vou fazer?'”, relembra Jonathan.
A resposta veio com o tempo. Após o nascimento do primeiro filho, o barbeiro teve a ideia de criar um ambiente acolhedor para crianças com dificuldades sensoriais. Ele percebeu a necessidade de outras famílias atípicas quando se tratava de cortar cabelo.
Atualmente, ele atende cerca de 15 crianças por semana.
Barbearia de Jonathan Rodrigues Lima
Reprodução/ RBS TV
“O feedback é o nosso combustível. Quando a família traz para mim ‘Jonathan, que trabalho extraordinário que tu faz’, ‘que maravilhoso que tu fez com o meu filho’, ‘eu pensei que o meu filho nunca ia conseguir cortar o cabelo dessa forma'”, comenta.
De acordo com Jonathan, a jornada da paternidade atípica é de muito amor, mas também desafios. A rotina é de terapias, consultas, exames e adaptações.
“Acho que senti o melhor sentimento da minha vida”, diz o barbeiro, relembrando o nascimento de Davi. “Todo pai, seja atípico ou típico, a gente quer o melhor para os nossos filhos. Sonho em ver ele em uma faculdade. Falo para ele que o autismo não é limitador, não vai ser”, conta.
Jonathan Rodrigues Lima com a esposa e os filhos Theo e Davi
Reprodução/ RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS