Imagem de santa portuguesa que cruzou o oceano há 155 anos fez nascer cidade mineira que atrai romeiros de todo o país


Festa em Romaria celebra 155 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Abadia à região
Reprodução/TV Integração
Há exatos 155 anos, uma imagem de Nossa Senhora da Abadia cruzou o Oceano Atlântico, vinda de Portugal, e chegou ao Brasil pelas mãos do viajante português Custódio da Costa Ribeiro. Encomendada na capital do Império, Rio de Janeiro, a escultura foi transportada em carro de boi até o vilarejo de Água Suja, no Triângulo Mineiro, hoje conhecido como Romaria.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
A chegada da figura santa marcou o início de uma tradição que transformaria a história de Romaria, município com apenas 3,4 mil habitantes, em parada sagrada para mais de 1 milhão de devotos todos os anos.
A origem da devoção à Nossa Senhora da Abadia
A história da santa remonta ao século XI, nas Montanhas do Bouro, em Portugal. Segundo relatos, um cavaleiro desolado encontrou a imagem de Maria em uma gruta iluminada. Ele a levou até uma abadia (casa de monges) e, desde então, a Virgem Santa passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Abadia.
“Uma vez, um cavaleiro português, que se sentia muito sem motivação e desorientado por ter perdido a esposa e o filho, foi às montanhas para ficar uns dias no mosteiro. Por lá, ele viu uma luz forte vinda da montanha, que o incomodou por três dias. Ele foi lá ver o que é qual a motivação daquela luz e, chegando em uma pequena gruta encontrou a imagem de Nossa Senhora”, explicou ao g1 o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Uberlândia, Padre José Anchieta.
Com a colonização portuguesa, a devoção atravessou o Atlântico e encontrou solo fértil no interior do Brasil.
Segundo Anchieta, a palavra “abadia”, inclusive, significa “casa do Pai”. “As pessoas começaram a saber que foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora no mosteiro. Os fiéis iam até lá e comentavam: “Vamos lá na abadia?” E aí, ela se tornou Nossa Senhora da Abadia”, acrescentou o padre.
Leia também:
Amor pelos animais e morte em acidente de carro: quem são os padres mineiros que podem virar santos?
Conheça a estudante brutalmente assassinada aos 20 anos que se tornou beata
Cura inexplicável de enfermeiro brasileiro foi motivo de canonização de santa italiana
💎Romaria: de terra de diamantes a destino de fé
A devoção à Nossa Senhora Abadia em Romaria, a cerca de 80 quilômetros de Uberlândia, começou com garimpeiros retirantes da Guerra do Paraguai, vindos da comunidade de Muquém (GO).
Eles se instalaram em Água Suja em 1864, atraídos por diamantes de cor azul e fácil extração. A riqueza gerada pelo garimpo naquela época impulsionou o desenvolvimento local, mas foi a fé que deu sentido à permanência dessas pessoas.
🔎A Guerra do Paraguai (1864–1870) mobilizou Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, em um dos maiores conflitos da América do Sul. Durante a campanha, a Retirada da Laguna marcou uma dramática operação militar brasileira em território inimigo. As tropas enfrentaram fome, doenças (principalmente varíola) e ataques constantes, resultando em grandes perdas humanas.
Em 1867, foi fundada uma comissão junto ao bispo de Goiás, Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo, solicitando autorização para construir uma capela em homenagem à padroeira.
Com a chegada da imagem em 1870, a capela foi erguida e se tornou o ponto central da fé na região. Com o passar dos anos, o pequeno templo deu lugar ao imponente Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, que chama a atenção pela beleza da estrutura arquitetônica. Veja o antes e depois abaixo.
Capela de NS da Abadia e Basílica em Romaria
Initial plugin text
🙏🏾Festa de 155 anos da Padroeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Todos os anos, milhares de romeiros da região percorrem até 90 km a pé, a cavalo ou de bicicleta para chegar à Romaria. A caminhada é um gesto de fé, gratidão e esperança. Muitos também atuam como voluntários, oferecendo água, comida e apoio aos peregrinos durante a montagem de barracas, especialmente às margens da BR-365.
A novidade neste ano foi a inauguração da RomeiroVia, uma pista exclusiva de caminhada construída por alguns trechos da rodovia federal.
O Dia de Nossa Senhora da Abadia, conhecida como a padroeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, será celebrado no próximo 15 de agosto, sendo feriado em algumas cidades da região como Uberlândia, Romaria, Patos de Minas e Uberaba, onde a santa também é padroeira.
A edição deste ano, que iniciou em meados de julho, está ainda mais especial por celebrar os 155 anos da chegada da imagem da santa portuguesa à região.
Segundo o reitor do Santuário de Romaria, Padre Márcio Ruback, a festa se destaca por seu caráter acolhedor, reunindo pessoas de todas as crenças e religiões em um momento de fé e união.
“Não tem como você não se sentir sensibilizado com uma festa tão bonita, tão maravilhosa. E o mais bonito ainda é que todos se tornam um aqui em Romaria. Até os irmãos que professam fé diferente se unem a nós também. Porque é uma festa para todos”, comentou Ruback.
Memória MG: Como começou a tradição de peregrinação até Romaria
Romeiros na BR-365, rumo à Festa de Nossa Senhora da Abadia em Romaria
EPR Triângulo/Divulgação
Entre julho e agosto, a Basílica de Romaria recebe mais de 1 milhão de fiéis
Fernanda Resende/G1
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.