Cidades das serras Gaúcha e Catarinense têm neve e temperaturas negativas


Cidades das serras Gaúcha e Catarinense têm neve e temperaturas negativas
Reprodução/Jornal Nacional
Nas serras gaúcha e catarinense, o fim de semana começou com neve. O fenômeno despertou moradores em pelo menos quatro cidades catarinenses.
Urupema teve a menor temperatura do país: dois graus negativos por volta das seis horas da manhã. No Morro das Antenas, um dos pontos mais altos, a paisagem ficou branca.
“Muito frio, mas é uma sensação maravilhosa, um momento único”, Ketlyn Pereira, técnica em enfermagem.
“Tô congelando! Tá muito frio”, Eliel Mendes, técnico em plástico.
Em Urubici, os termômetros também marcaram temperaturas negativas: – 0,5°C. A Polícia Rodoviária de Santa Catarina alertou para o risco da neve na estrada.
Em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, os flocos de gelo caíram por volta das sete horas da manhã.
Em São José dos Ausentes, os campos ficaram brancos com tanta neve, que também se acumulou nos carros. Essa é a segunda vez no ano que neva na cidade. Mas com tanta intensidade assim, o fenômeno não era visto há pelo menos dez anos.
“É um fenômeno que, pra nós, tá cada vez mais raro. Ali nos anos 90 era sagrado, todo ano sempre tinha neve acumulando. E eu acredito que, por causa do aquecimento global, a gente tá tendo esse fenômeno um pouquinho mais raro, né?”, Valcir Valeim, historiador.
Durante todo o sábado, o sol não apareceu em São José dos Ausentes. Em dias assim, de frio extremo, os moradores se refugiam em casa. E as ruas ficam praticamente vazias.
O frio intenso já era previsto na região. E as prefeituras têm criado estratégias para ajudar a população nessa hora.
“Preocupa, claro, a população mais carente. E, graças a Deus, nosso município fez várias ações esse ano com ajuda da Câmara de Vereadores e da Assistência Social conseguiram arrecadar vários itens de roupa e fez uma ação na Câmara e fez a doação pro pessoal mais carente do nosso município” , conta Milena Amaral Velho, secretária municipal de Turismo de São José dos Ausentes.
O frio preocupa, mas não deixa de encantar.
“A gente já tinha visto a previsão, mas não esperava que ia encontrar essa maravilha aqui. Um lugar muito lindo”, Bernardo Reis, funcionário público.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.