De Caribe a Fontana di Trevi: 7 lugares no Brasil que lembram destinos internacionais


Conheça 7 lugares no Brasil que parecem destinos internacionais
Pexels/Luís Felipe Rodrigues/Divulgação/Rosanetur
✈️ Viajar para o exterior é o sonho de muita gente, mas passagens caras e burocracia podem dificultar a realização desse plano.
A boa notícia? O Brasil tem lugares que lembram, e muito, destinos famosos mundo afora.
Tem praia com jeitinho de Caribe, cidade com cara de Suíça, réplica de ponto turístico italiano… tudo isso sem precisar de passaporte.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Veja a seguir alguns lugares no Brasil que lembram destinos de outros países:
Fontana di Trevi — Serra Negra (SP)
Réplica da ‘Fontana di Trevi’ em Serra Negra (SP)
Fernando Evans/g1
Para quem sonha em conhecer a Fontana di Trevi, o famoso cartão-postal de Roma, na Itália, pode se surpreender ao encontrar uma versão menor dela em Serra Negra, no interior de São Paulo.
Inaugurada em 2023, a réplica foi criada como uma homenagem aos imigrantes italianos e também para impulsionar o turismo local, segundo a prefeitura. A obra custou R$ 1,6 milhão.
Além da fonte, a cidade também oferece passeio de teleférico, um Cristo Redentor de 12 metros de altura e até um curioso museu chamado “Disneilândia dos Robôs”, repleto de engenhocas feitas com sucata.
Caribe — Maragogi (AL)
Maragogi é conhecida como o “Caribe brasileiro” no país
Nino Souza/Pexels
Quem vê as águas cristalinas e a areia branquinha logo entende por que Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, ganhou o apelido de “Caribe brasileiro”.
A cidade fica na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais em biodiversidade do mundo. Ela se estende por 132 km, de Maceió (AL) até Tamandaré (PE).
Com paisagens paradisíacas, entre as praias mais famosas da região estão a Praia de Barra Grande, a de Antunes e a própria Praia de Maragogi.
Ucrânia — Prudentópolis (PR)
Matriz São Josafat é uma das igrejas que celebram missas em ucraniano em Prudentópolis (PR).
Divulgação/Paróquia São Josafat
Com forte presença da cultura trazida por imigrantes da Ucrânia, Prudentópolis, no Paraná, mantém viva a tradição na arquitetura das casas e igrejas, em festas típicas e no idioma — o ucraniano é a segunda língua oficial do município.
Conforme o site do governo do estado, a cidade tem mais de 100 igrejas, muitas delas com arquitetura clássica do Leste Europeu e missas celebradas em ucraniano. Uma das mais famosas é a Igreja de São Josafat.
A herança cultural também está preservada no Museu do Milênio, que reúne objetos, documentos e tradições dos imigrantes e descendentes.
Como imigrantes e descendentes consolidaram Prudentópolis como a Ucrânia brasileira
Suíça — Campos do Jordão (SP)
Portal de Campos do Jordão (SP)
Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão, em São Paulo, chama atenção pela arquitetura, gastronomia e clima frio, com temperaturas que podem ficar abaixo de zero no inverno.
A Vila Capivari é um dos principais pontos turísticos da cidade, com bares, lojas, restaurantes e as tradicionais chocolaterias.
Outras atrações incluem o teleférico, o trenó, o bondinho e o Horto Florestal, ideal para passeios ao ar livre.
Roda-gigante, serpentário e cinema metaverso: veja novas atrações para curtir a temporada de inverno em Campos do Jordão, SP
Alemanha — Pomerode (SC)
Rota do Enxaimel em Pomerode (SC)
Divulgação
Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, em Santa Catarina, preserva até hoje os costumes, a arquitetura e o idioma trazidos pelos imigrantes da Alemanha. Desde 2010, o alemão é reconhecido como língua secundária e complementar do município.
Um dos principais destaques é a Rota do Enxaimel, que reúne casas erguidas com a tradicional técnica alemã, feita apenas com encaixes de madeira, sem pregos ou parafusos. O trajeto foi reconhecido pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo.
Pomerode também abriga uma fábrica de chocolates premiados, um zoológico, museus, como o do Brinquedo e o do Automóvel, e até um parque com neve artificial.
Holanda — Holambra (SP)
Moinho Povos Unidos em Holambra
Prefeitura de Holambra/Flickr
Conhecida como a cidade das flores, Holambra é um pedacinho dos Países Baixos no interior de São Paulo. Reúne arquitetura e gastronomia típica, além de festas com música, danças e artesanato holandês.
A cidade sedia a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina que acontecerá nos dias 29 de agosto a 28 de setembro.
E também tem o Moinho Povos Unidos, o maior do tipo no continente, com 38,5 metros de altura.
Para quem gosta do clima do campo, há ranchos com cachaça artesanal, campos de flores, trilhas e turismo rural.
Finlândia — Penedo (RJ)
Penedo, em Itatiaia (RJ), tem a maior colônia finlandesa do Brasil
Pexels
Penedo, um distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, é conhecido como a “Pequena Finlândia”.
A maior colônia finlandesa do Brasil surgiu em 1929, quando um casal do país comprou uma fazenda na região. Com o tempo, a comunidade cresceu e formou o distrito, segundo a prefeitura.
Entre os pontos turísticos está o Clube Finlândia, criado em 1952 para preservar tradições. Hoje, com a nova sede e o Museu de Cultura Finlandesa, é um polo cultural com danças típicas, eventos e encontros.
Para quem busca um clima mais lúdico, a Casa do Papai Noel, inaugurada em 1998, recria o charme de uma vila finlandesa ao lado de lojas, restaurantes e cafés.
LEIA MAIS:
Quadro de 300 anos rasgado e banana milionária comida: veja casos de obras de arte danificadas por turistas
As ilhas do Caribe que dão cidadania para quem comprar casa
Passaporte brasileiro sobe no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025; veja o top 20
Histórias de mulheres negras viajantes que carregam o legado de Juliana Marins
Adicionar aos favoritos o Link permanente.