
Dom Orani Tempesta, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro
Reprodução
O arcebispo metropolitano do Rio, cardeal Orani João Tempesta, ficará por mais 2 anos no cargo, após uma determinação do Papa Leão XIV, informou a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Dom Orani tinha apresentado um pedido de renúncia por uma regra da igreja católica que determina esse procedimento quando o cardeal atinge 75 anos, idade completada por ele em junho.
Apos acolher a renúncia, Leão XIV determinou que Dom Orani fique no cargo por mais 2 anos, até a nomeação de um sucessor. Segundo a Arquidiocese, “o Papa manifestou reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por Dom Orani ao longo destes anos, e pediu que continue conduzindo o Povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral”.
Veja, abaixo, o comunicado da Arquidiocese:
“A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro informa que, no dia 7 de agosto de 2025, o Santo Padre, Papa Leão XIV, acolheu a renúncia apresentada por seu Arcebispo Metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., ao governo pastoral desta Igreja Particular, conforme as normas do Direito Canônico, utilizando a fórmula “nunc pro tunc”.
Ao mesmo tempo, o Santo Padre determinou que o Cardeal permaneça à frente da Arquidiocese por mais dois anos, até a nomeação de seu sucessor. O Papa manifestou reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por Dom Orani ao longo destes anos, e pediu que continue conduzindo o Povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral.
O Cardeal acolheu a decisão com espírito de comunhão e renovado compromisso, convidando todo o clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos a se unirem em oração e renovado ardor missionário, especialmente neste tempo de júbilo em que a Arquidiocese celebra seu de jubileu de 450 anos”.
Papa Leão 14 faz maior evento do pontificado e reúne mais de 1 milhão de jovens