Justiça condena governo de SP a pagar R$ 225 mil a 45 presos por acidente com ônibus que tombou na saída de fórum


Veículos da SAP fazem transporte de presos entre penitenciárias com escolta da PM no estado
Marcello Carvalho/G1
A Justiça condenou o governo de São Paulo a pagar R$ 225 mil a 45 presos que estavam em um ônibus da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) que tombou na saída do Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital. O acidente aconteceu em fevereiro de 2023.
A decisão do juiz Fausto Dalmaschio Ferreira, da 11ª Vara de Fazenda Pública, foi publicada em 28 de julho e atende a uma ação civil proposta pela Defensoria Pública de São Paulo.
Procurada, a Procuradoria Geral do Estado não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
No dia do acidente, testemunhas relataram que veículo estava em alta velocidade e tombou. O motorista e um dos detentos precisaram ser encaminhados ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Segundo o magistrado, o veículo tinha capacidade para 20 pessoas, as transportava 45 — mais que o dobro permitido, o que representa um “sinal de falta de negligência em relação às pessoas sob custódia”, afirma Ferreira.
No inquérito, o laudo pericial também apontou como uma das possíveis causas do acidente o pneu traseiro direito em mau estado de conservação, indicando que “não houve a devida manutenção do veículo”.
“A negligência da ré é evidente, vez que, por não haver mínima observância do limite máximo de ocupação do veículo e por não ter havido manutenção, deu ensejo a acidente de trânsito que poderia ter ocasionado sérias lesões e morte de diversos cidadãos”, justifica o juiz.
“Ao Estado é dado o poder de privar cidadãos de sua liberdade, observado o devido processo legal, mas, ao mesmo tempo, o dever de zelar pela segurança e integridade das pessoas a quem não é dado escolher o meio de transporte e a forma pela qual se deslocariam no trajeto entre o fórum e o centro de detenção”, complementa.
Veja também:
Polícia procura por criminosos acusados de atirar em PM durante abordagem em Paraisópolis
Polícia de SP faz buscas por bandido que atirou em PM durante perseguição em Paraisópolis
Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.