
Átila Carlai da Luz, considerado um dos criminosos mais procurados do país, foi preso nesta sexta-feira (8)
Reprodução/ TV Globo
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (8), Átila Carlai da Luz, considerado um dos criminosos mais procurados do país, condenado por tráfico internacional de drogas. Segundo os policiais, ele tem uma extensa ficha criminal e atua em vários estados.
A prisão foi feita em São Paulo pelos agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Átila vinha sendo monitorado pelos agentes há meses.
Átila foi detido pelos agentes em um condomínio de alto padrão, onde ele vivia.
De acordo com as investigações, ele é associado a uma rede que inclui outros criminosos como, por exemplo, envolvidos no roubo do Banco Central, em Fortaleza, em 2005.
Identidade falsa
Átila Carlai da Luz foi preso em um condomínio de luxo em São Paulo
Reprodução
A prisão de Átila foi feita com a ajuda de sistemas federais e dos profissionais do Instituto Félix Pacheco, no Rio. Ele vivia em São Paulo com a identidade falsa de José de Alencar Júnior, com CPF ativo, CNH regular e empresa registrada no Paraná. O objetivo era dar a impressão de legalidade e dificultar sua identificação.
A identidade real foi descoberta com a ajuda de análise biométrica e cruzamento de dados.
Condenações
A polícia afirma que Átila possuía condenações e registros por condutas criminosas. No Rio de Janeiro, ele foi condenado duas vezes por fraudes em caixas eletrônicos e responde por um terceiro processo pelo mesmo crime.
Em São Paulo, foi condenado a 32 anos de prisão por tráfico internacional de drogas, utilizando o Aeroporto de Guarulhos como ponto de envio de entorpecentes para países da Europa.
No esquema, as malas eram despachadas por meio de uma rede de funcionários e colaboradores corrompidos, garantindo que a droga chegasse a Lisboa, Portugal. Lá, a droga era recebida por comparsas e revendida no mercado europeu.
A TV Globo não conseguiu contato com a defesa de Átila Carlai da Luz até a última atualização desta reportagem.
Átila Carlai da Luz foi preso nesta sexta-feira (8)
Reprodução/ TV Globo