
Operação Igarassu prendeu quadrilha que extorquia vítimas em sites de relacionamento
Uma servidora da prefeitura de Itapissuma, no Grande Recife, foi presa durante uma operação policial nesta quinta-feira (7) contra uma quadrilha que cometeu extorsão contra mais de 30 pessoas no Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, os criminosos atraíam as vítimas em sites e aplicativos de relacionamento e conseguiram extorquir mais de R$ 100 mil (veja vídeo acima).
A funcionária pública, que não teve o nome nem a idade divulgados, era “participante ativa na estrutura criminosa”, informou a polícia em nota. A “Operação Igarrassu” foi deflagrada para cumprir 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Pernambuco. Entre os alvos, estão pessoas que se beneficiaram diretamente do dinheiro extorquido.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
As vítimas eram atraídas através de perfis falsos em sites e aplicativos de relacionamento e, ao compartilharem seus números de telefone, passavam a ser extorquidas pelos criminosos através de ameaças, de acordo com o delegado Renato Lourenço, da Polícia Civil do Distrito Federal.
“As vítimas, quase sempre homens, passavam a se relacionar com esses criminosos. Depois de obter a confiança, entrava outro criminoso em cena e dizia que aquela mulher era mulher de um presidiário, membro de uma facção criminosa. E que, como ele [vítima] estava se relacionando virtualmente com um membro de uma facção criminosa, tinha sido decretado a morte dele. A partir daí, eles diziam que para ele não sofrer as consequências, a vítima teria que fazer uma transferência”, disse o delegado.
Entre os alvos da operação, três já estavam presos no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. Os outros investigados capturados foram levados para o Departamento de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais (Depatri), localizado no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.
A polícia não descarta a possibilidade de existirem mais vítimas em outros estados, já que alguns dos investigados reveleram ter extorquido valores ainda desconhecidos pela polícia.
O g1 entrou em contato com a prefeitura de Itapissuma para obter informações sobre a servidora presa, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) fica no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife
Reprodução/TV Globo
Golpistas do amor
No dia 31 de julho, a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou outra operação contra uma quadrilha que praticava furto mediante fraude, extorsão, lavagem de dinheiro, além de crimes previstos na Lei Maria da Penha, como violência psicológica contra a mulher. Os criminosos também agiam atraindo vítimas por meio de sites e aplicativos de relacionamento.
A operação Love Scam prendeu homens que seduziam e davam golpes em mulheres no Grande Recife. Os mandados de prisão foram cumpridos nas cidades do Recife e em Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana da capital.
▶️ Veja, no vídeo abaixo, mais detalhes da Operação Love Scam:
Grupo é preso por seduzir e extorquir mulheres no Grande Recife
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias