Frente fria avança pelo Sul e vai derrubar temperaturas no fim de semana; veja previsão


Nova frente fria deve derrubar temperaturas em boa parte do país nos próximos dias.
Duda Fortes/Agência RBS
Uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul nos próximos dias. O tempo deve começar a mudar já nesta quinta-feira (7), no Sul, mas os termômetros devem cair a partir de sexta-feira (8).
O avanço do sistema pela costa sul do país deve fazer com que o tempo fique instável nos três estados do Sul nesta quinta. Na parte da manhã, a chuva deve ganhar força em algumas partes do Rio Grande do Sul e, ao longo da tarde e da noite, as pancadas devem atingir também o interior de Santa Catarina e do Paraná.
⛈️Há risco de temporais para o norte e a Serra Gaúcha, sul, serra e oeste catarinense e extremo sul paranaense, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A umidade vinda do mar também pode provocar pancadas em algumas áreas do litoral sul de São Paulo. Nas demais regiões do estado, a previsão é de tempo firme, com aumento das temperaturas ao longo do dia.
No Rio de Janeiro e em Minas Gerais a previsão é de tempo seco e queda dos níveis de umidade durante o dia. Espírito Santo pode ter chuva fraca e isolada em algumas regiões.
LEIA MAIS:
Relatório do governo Trump minimiza mudança climática e impacto de emissões; especialistas criticam
O que o café mais caro tem a ver com o clima?
Frio no fim de semana
A frente fria que começa a avançar nesta quinta deve trazer uma forte massa de ar polar que vai trazer bastante frio para o fim de semana.
No Sul, as temperaturas já devem começar a cair a partir de sexta, com uma queda mais significativa na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em cidades mais elevadas do Paraná.
Frio deve se espalhar pelo país no fim de semana. Mapa mostra temperaturas mínimas previstas para domingo (9).
Inmet
Por causa de um ciclone em alto mar, há uma pequena possibilidade de precipitação invernal entre a madrugada e a manhã de sexta. O alto da Serra Catarinense pode ter chuva congelada.
🌨️A chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio. Ela recongela antes de chegar ao chão, formando pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
O fim de semana já deve começar gelado também no Sudeste e em partes do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Há possibilidade de geada ampla no Sul e no Mato Grosso do Sul, além de áreas de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.
VEJA TAMBÉM:
Entenda a diferença neve, chuva congelante, chuva congelada e geada
O ar polar deve ganhar força e espalhar o frio para mais áreas do país entre domingo e o amanhecer de segunda-feira (11), podendo atingir até parte do Norte do país.
❄️Os meteorologistas ainda monitoram as condições para classificar essa massa polar como uma nova onda de frio no país.
Chuva no Norte e no Nordeste
No Nordeste, a entrada de ventos vindos do oceano deve manter a chuva concentrada sobre a costa leste da região.
🌧️Nesta quinta, o tempo deve ficar bastante instável entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. Também pode chover forte no litoral do Maranhão.
No interior nordestino, a previsão é de tempo quente e seco, com baixos índices de umidade sendo registrados na parte da tarde.
Já no Norte, uma área de baixa pressão e a umidade elevada devem manter a chuva concentrada sobre o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.